Esta quarta-feira (26) foi o terceiro e último dia da 2ª etapa da capacitação presencial do Consórcio STHEM Brasil, realizada na sede do Semesp em São Paulo com a participação de cerca de 30 docentes das IES consorciadas. A formação tem o patrocínio da Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF) e da Boeing.

Os docentes foram divididos em duas equipes que tinham de debater o tema circuito elétrico e achar caminhos para sair de uma sala fechada em um tempo pré-determinado pela professora do ensino básico Letícia Bezerra. “Essa sala tem uma porta automática e faltou luz, a porta está bloqueada e é preciso explorar o ambiente e descobrir o que deve ser feito para liberar a porta. A ideia é trabalhar colaborativamente para encontrar soluções para sair da sala e sem a ajuda do celular”, disse Letícia.

O jogo de Escape Room (na tradução em português, Sala de Fuga) é uma experiência real em que os docentes entram em uma sala temática e têm um tempo estabelecido pelo coordenador da atividade para procurar pistas, desvendar enigmas e escapar do ambiente.

Após a atividade, a gestora de Projetos de Inovação da Cesupa, Suze Oliveira, detalhou a proposta do Projeto de Extensão STEM nas escolas de ensino fundamental, e como os docentes presentes precisarão desenvolver os projetos que serão apresentados no dia 30 de maio de forma síncrona. Dos projetos apresentados, apenas cinco serão selecionados e receberão uma premiação da PADF/Boeing.

A coordenadora técnica da Formação, Simone Cristina Gonçalves Vianna, da UniFECAF, finalizou o evento fazendo um balanço dos três dias de formação. “Durante esses três dias passamos por um processo TIC. Juntos, vivemos momentos de muito trabalho, criatividade, troca, descobertas de conceitos, relembramos conhecimentos, nos conectamos. O primeiro ‘T’ significa transpiração. Na sequência temos o ‘I’ de inspiração, com uma série de oficinas que desenvolvemos em equipe, onde incorporamos a ideia do STEM, de forma colaborativa e mão na massa, e sem deixar de lado as metodologias ativas. Por fim, atingimos o objetivo do ‘C’, a co-criação. Criamos juntos muitos aprendizados que vamos poder compartilhar com outros docentes”, concluiu.

Fátima Medeiros, gerente de projetos do Consórcio STHEM Brasil, lembrou aos participantes que os projetos da PADF/Boeing devem envolver o alunado do sexo feminino nas metodologias de STEM. “Acreditamos que o futuro das Ciências está nas mãos das mulheres. Precisamos quebrar o preconceito e dar maior espaço às mulheres na Ciência”.