Nesta quarta-feira (10) o Consórcio STHEM Brasil, com apoio do Santander Universidades e do Semesp, deu início ao primeiro dia da 10ª edição do Fórum Internacional de Inovação Acadêmica, totalmente on-line, que receberá em três dias mais de 1.900 professores, que apresentarão cerca de 750 trabalhos, distribuídos em 102 salas, e divididos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciência Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.

O presidente do consórcio, Fábio Reis, abriu o evento e lembrou como tudo começou: “Como ideia de consórcio nós nascemos em 2013, mas formalmente como evento, com o envolvimento de professores, nós somos de 2014 e estamos completando 10 anos. Desde as origens, o nosso foco foi sempre investir em professores. Nós nascemos com 11 instituições preocupadas com o professor, que é extremamente estratégico para qualificarmos as nossas instituições e para implantarmos processos de inovação acadêmica. Nós pensávamos nos professores e mirávamos também os alunos. E professores que entendessem de metodologias ativas, de saber lidar bem com tecnologia como instrumento e recurso, que trabalhassem de forma mais conjunta e colaborativa e de uma forma mais interdisciplinar e na nossa perspectiva essas ações iriam melhorar o aprendizado do estudante. E se melhorássemos o aprendizado do estudante teríamos mais engajamento, mais envolvimento e a percepção que que formaríamos um egresso mais qualificado para o mercado e como pessoa”.

Segundo Fabio Reis, o consórcio se reinventou nos últimos 10 anos. “Nós não abandonamos as metodologias ativas, mas começamos a olhar o mundo da inovação acadêmica, que é currículo, tecnologia, empreendedorismo, inteligência artificial (IA), a trabalhar com os professores de forma mais ampla, investir no diálogo com os gestores, e agora vamos também trabalhar com os coordenadores de curso. Quando o consórcio nasceu, era uma semana de formação intensiva, de 40 horas, hoje nós temos 160 horas de formação. Nós nascemos com 11 IES e hoje somos 64 IES. Crescemos em consistência e qualidade, e nós somos em torno de 1 milhão e 100 mil estudantes juntando todas as IES consorciadas e mais de 100 mil professores e eu fico muito feliz com esse movimento que é inédito no Brasil e na América Latina”.

Fábio Reis falou ainda da importância dos números envolvidos no Fórum. “Nós batemos o recorde de 840 trabalhos inscritos, e 752 trabalhos que serão apresentados em 102 salas nos três dias de trabalho. O Fórum tem também o objetivo de conectar professores para conhecer o que cada um está fazendo e mostrar as boas práticas, inspirando uns aos outros. São 160 horas de formação e uma forma também de prestar contas. O consórcio carrega o espírito coletivo. E tudo isso é porque temos IES e gestores que acreditam nesse trabalho. E por fim quero agradecer aos nossos parceiros, o Semesp e o Santander Universidades”.

Em seguida, o reitor da Universidade de Brasília (UDF), André Ricardo Leão, deu as boas-vindas aos professores participantes, desejou um ótimo evento para todos e completou: “É dessa família do Consórcio STHEM que notamos que a cada ano que passa a criatividade dos docentes é cada vez mais estimulada, todos ficam inspirados, há muita troca de conhecimentos. Serão dias muito ricos e de integração entre professores. Que essa 10ª edição seja mais uma de sucesso dentro da história do Consórcio STHEM Brasil”.