Quem somos?

O sucesso dos estudantes em educação superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática (STHEM, em inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics) é uma preocupação quase universal.

Desafios nessas áreas incluem nível de preparação dos estudantes quando entram na universidade, retenção e aprendizagem do estudante nas principais habilidades para a economia do conhecimento. No contexto brasileiro, o desafio fundamental é o papel da educação superior e a importância da inovação em relação à qualidade da educação.

Instituições de Ensino Superior podem responder a esses desafios por meio da melhoria do ensino e da qualidade de aprendizagem, assim como explorar possíveis ligações com professores do Ensino Médio e Técnico / Profissional para melhor preparar estudantes para a educação superior.

A Iniciativa para o Desenvolvimento da Inovação Acadêmica – IDIA propõe trabalhar com universidades, instituições, organizações governamentais e setor privado para a implementação da Iniciativa para avançado ensino e aprendizagem em Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática para o Brasil.

Nos 3 primeiros anos de programa, um grupo de mais de 40 Instituições de Ensino Superior, entre universidades, centros universitários e faculdades, de diferentes estados brasileiros, estão implementando mudanças em seu ensino. Estas ações refletirão um movimento para que o ensino seja centrado no aluno, buscando uma formação de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios da sociedade atual.

 

 

 

O sucesso do Consórcio STHEM Brasil passa pela parceria com o Programa Acadêmico e Profissional para as Américas – LASPAU, afiliado à Universidade de Harvard, que tem se dedicado à missão de fortalecer o ensino superior no Hemisfério Ocidental desde sua fundação em 1964. Mais de 20.000 estudantes, pesquisadores, alunos e estudiosos e profissionais das Américas têm participado em programas desenhados ou administrados por LASPAU

 

Comitê Gestor do Consórcio STHEM Brasil 2016 – 2019

 

Presidente do Conselho: Fábio Garcia Reis (UNISAL)

Vice-presidente do Conselho: Daiane Folle (B-LAB Learning Space)

 

Comitê Educacional:

– Zelly Pennacchi Machado (Toledo Prudente)

– Alexandre Gracioso (ESPM)

– Thales Reis Hannas (UNIFACIG)

– Ana Maria Costa e Sousa (UNICESUMAR)

 

Comitê de Relacionamento, Cooperação e Internacionalização:

– Arapuan Netto (UNISUAM)

– Ruy Guérios (ENIAC)

– Gustavo Hoffmann (Grupo A)

 

Comitê de Pesquisa:

– Carlos Alberto Figueiredo da Silva (UNISUAM)

– Octavio Mattasoglio Neto (Instituto Mauá)

– Lourival Jorge Mendes Neto (UNIFEI)

 

Assessoria de Operações do Consórcio:

– Verônica Paludo Bressan (B-LAB Learning Space)

– Fátima Medeiros (UNISAL)

 

 

Palavra do Presidente

As Redes de Cooperação serão cada vez mais comuns no século XXI. Através das Redes é possível criar sinergias, intensificar os processos de cooperação e o aprendizado institucional. Provavelmente haverá diversas configurações de Redes, no ensino superior.

O Consórcio STHEM Brasil, que é uma Rede, nasceu em 2013, por meio da iniciativa de 11 IES, liderada pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena (SP), com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através das metodologias ativas.

Em 2016 o Consórcio STHEM Brasil chegou a 44 IES, presentes em 11 Estados do Brasil. Mais de 4500 professores passaram pelo processo de capacitação. Instituições Consorciadas criaram Núcleos de Formação Docente, repensaram o processo de ensino e aprendizagem, o currículo, a infraestrutura e o próprio projeto acadêmico institucional.

O sucesso do Consórcio passa pela parceria com LASPAU, uma associação afiliada a Universidade de Harvard. Com a parceria, as IES Consorciadas mantiveram contato com universidades como MIT, Harvard, Olin College, Universidade de Montreal e outras instituições relevantes no cenário mundial.

Em 2016 o Consórcio iniciou um processo de profissionalização do seu processo de gestão, realizando o seu Planejamento Estratégico, utilizando a ferramenta do BSC – Balanced Scorecard. O objetivo deste planejamento é de definir a missão, visão e valores do consórcio, assim como realizar uma análise interna e de mercado levantando as potencialidades deste grande grupo de instituições. Ainda, ao final foi organizado os principais objetivos estratégicos, com indicadores e metas para o triênio 2017-2019.

A participação das IES Consorciadas foi importante para o Consórcio avaliar sua trajetória e projetar um novo caminho. No novo triênio vamos além das metodologias ativas. O Consórcio STHEM Brasil será referência nacional em Inovação Acadêmica. Vamos proporcionar reflexão, formação e pesquisa nas diversas dimensões da inovação acadêmica. Seremos mais proativos e vamos dialogar com o MEC, com a intenção de colaborar com os processos de inovação no sistema de ensino superior do Brasil, vamos interagir e buscar cooperação com os empregadores, e sem dúvida seremos mais relevantes para a sociedade.

O Consórcio cumprirá seus compromissos de forma coletiva e dialogada, porque juntos somos mais fortes, porque a cooperação irá proporcionar aprendizado e melhoria da qualidade das instituições consorciadas.

Faço o convite para que as IES Consorciadas sejam protagonistas das mudanças que ocorrerão no ensino superior nos próximos anos.

Fábio Garcia Reis – Presidente do Consórcio STHEM Brasil