Por Fábio Reis, Presidente do Consórcio STHEM Brasil.         

Provavelmente todos os leitores deste texto estão buscando compreender como usar, qual o impacto e se há limite na utilização da Inteligência Artificial (IA), na educação e nos outros setores da sociedade. Há boas experiências, caminhos já percorridos, mais também há incertezas e temores. O Consórcio STHEM é uma rede com 66 IES públicas e privadas que troca experiências, busca respostas, caminhos e capacitação de professores e gestores, em temas da inovação acadêmica.

O Consórcio oferece ao longo de 2023, 164 horas de formação para os docentes. Temos 290 docentes das IES públicas e privadas em processo de formação.  Há um investimento em torno de 60 mil dólares na capacitação. Provavelmente, nenhuma IES sozinha consegue investir mais de 300 mil reais em formação docente.

Este é um papel relevante do Consórcio: reunimos IES públicas e privadas em benefício da educação, com alta capacidade de investimento com qualidade.  Estamos investindo em professores, o que é um dos problemas do sistema de educação do Brasil. O Consórcio demonstra que é possível reunir IES públicas e privadas, em um movimento em benefício da educação, focado na inovação acadêmica e no aprendizado dos estudantes.

Para nós do Consórcio, não importa se a IES é pequena ou grande, pública ou privada, o que importa é o compromisso da IES com a educação, com os professores e com os estudantes. Outro papel do STHEM é a capacidade de investimento. Somente conseguimos alocar mais de 300 mil reais em professores porque temos o patrocínio do Santander Universidades e o investimento financeiro das IES Consorciadas. O Santander vê no Consórcio uma iniciativa nacional, coletiva, que impacta a atuação pedagógica dos professores e a melhoria dos processos acadêmicos das IES.

É relevante a capacidade do Consórcio em discutir temas de interesse das IES e que impactam o trabalho dos professores. Há uma comunidade de professores aberta ao aprendizado. Por exemplo, no momento que escrevo o texto, estou na Unigranrio, no Rio de Janeiro. Aqui estão 135 professores, de 33 IES consorciadas, em um processo de formação sobre Ensino Híbrido e IA, com Dale Johnson, do Instituto de Design da Arizona State University (pelo 7º ano seguida foi eleita a IES mais inovadora dos EUA, pela revista US News). Provavelmente poucas IES vão conseguir reunir tantos professores interessados no tema e em aprender de forma coletiva, com o suporte de uma universidade tão relevante e inovadora, como a ASU.

Estamos na Unigranrio em uma discussão qualificada sobre IA. Tenho certeza de que os professores que aqui estão e os que irão participar posteriormente de forma remota estarão melhores preparados para utilizarem IA, em suas aulas. O Consórcio oferece uma capacitação com temas que são demandados pelos professores e validados pelos dirigentes.

Ao longo de 2023, o Consórcio terá como parceiros a ASU, a Tec. de Monterrey, a Universidade do Chile e a UNESCO. O STHEM tem papel de construir um ecossistema de IES e organizações com experiência em inovação acadêmica.  Provavelmente poucas IES isoladamente conseguiriam reunir universidades e organizações tão relevantes no cenário internacional para capacitar professores. No Brasil, talvez o Consórcio seja a única organização que tem um acordo com a IESALC-UNESCO, focado na melhoria do trabalho docente. Isto é resultado de relacionamento internacional do Consórcio.

O STHEM reúne em torno de 34 mil professores, se considerarmos o total de docentes das IES consorciadas. Cada professor deve impactar em sua IES, no mínimo, em torno de 10 outros professores, pelos nossos cálculos. São mais de 3 mil professores impactados anualmente pela formação do STHEM. É papel do Consórcio formar uma comunidade de professores que se colocam abertos ao aprendizado. Há um networking acadêmico, o que amplia olhares e cria novos saberes.  O Consórcio cria conexões entre docentes da mesma área, instiga um professor aprender com o outro, fomenta as IES a atuar em rede, em busca da melhoria e inovação. A boa experiência de um professor ganha consistência ao dialogar e conhecer outras boas experiências.

Estamos na Unigranrio, em um processo de reflexão e aprendizado sobre IA. Somos uma rede nacional, diversificada e internacional. Contamos com a presença de IES de Portugal, o que fortalece o Consórcio, que cumpre o seu papel, ao reunir gente interessada em contribuir com a melhoria da educação e, em especial, do ensino superior.