O Consórcio STHEM Brasil está oferecendo 25% de desconto para todos os seus consorciados que quiserem participar da 25ª edição do FNESP, que acontecerá dias 28 e 29 de setembro no Golden Hall do WTC, em São Paulo, e terá como tema “Ressignificar é preciso, reconstruir é urgente”.

Fábio Reis, presidente do STHEM Brasil, diretor de Inovação e Redes do Semesp e responsável pela organização da programação de palestras do FNESP, faz uma convocação às instituições de ensino superior associadas ao Consórcio: “O cenário de incertezas e transformações intensas é uma ótima oportunidade para que as IES avaliem o que não funciona mais: longos cursos de graduação com formação inadequada e descolada do mercado de trabalho e modelos convencionais vinculados a uma ideia ultrapassada de modalidades presencial e de ensino a distância. E o 25º FNESP é o espaço ideal para que as IES reflitam sobre alguns temas-chave para a evolução do ensino superior: modelo acadêmico flexível; ensino versus pesquisa; sucesso dos estudantes; capacitação dos docentes; redesenho dos currículos; vínculo mais forte entre IES e setor produtivo; valorização das microcredenciais; fortalecimento das redes de cooperação; um novo calendário acadêmico; entre outros temas”.

Neste ano o FNESP vai tomar como base o relatório Ideas for Designing An Affordable New Education Institution, publicado pelo MIT, que apresenta uma série de textos com estudos que apontam experiências práticas de organização e transformação de instituições de ensino, refletindo ainda sobre o ceticismo da sociedade em relação aos modelos convencionais de IES. O evento terá como objetivo sugerir ações concretas para um redesenho das instituições de ensino superior e uma ressignificação do ensino superior, desafio mais do que real para aproximar as IES dos anseios dos estudantes e das necessidades de um mercado de trabalho em constante mutação.

“De acordo com o relatório do MIT, os gestores do setor precisam redesenhar uma nova instituição de ensino que ofereça boas experiências baseadas em inovação e que conectem os estudantes ao mercado de trabalho. Nessa ressignificação do ensino superior, o modelo acadêmico traz diretrizes pedagógicas consistentes com foco no sucesso do estudante. Para isso, teoria e prática andam de mãos dadas para o desenvolvimento de competências e habilidades a partir de projetos reais, com um novo calendário que funcione em prol da inserção do estudante no mercado de trabalho”, diz Fábio Reis. E, segundo ele, “é por essas razões que as instituições não podem deixar de participar deste movimento de 180º para resgatar o valor da educação”.

Entre os palestrantes participantes estão Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE; Sanjay Sarma, diretor do Lab J_WEL, do MIT, nos Estados Unidos; Claudia Costin, diretora do FGV CEIPE e Professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard; Cristina Demaria, pesquisadora da área de semiótica, cultura e gênero da Universidade de Bolonha; Fernando Valenzuela Migoya, presidente Global Impact EdTech Alliance (México), o filósofo Mário Sérgio Cortella, entre outros.

Para conseguir o desconto, a associada precisa preencher o formulário com todos os dados da instituição e fazer a inscrição aqui.

Confira a programação completa do FNESP aqui.