VIII Semana de Formação STHEM Brasil

VIII Semana de Formação de Professores STHEM Brasil – Módulos 1, 2 e 3

Estamos passando por um momento atípico na história da Educação do nosso país e do mundo. Mas, se olharmos para o que está acontecendo e acreditarmos que de todos os cenários ruins e caóticos podemos tirar grandes lições, veremos que uma delas é o processo catalisador que está impulsionando de forma muito acelerada a transformação da Educação, dos processos de ensino e de aprendizagem.

É fato que realizamos mudanças significativas em nossas instituições, baseados no crescente busca pelo processo de inovação, em função da Covid-19. Hoje estamos mais digitais.

A Educação não pode parar!

Assim, a 8ª Semana de Formação de Professores chega de um jeito novo. Vamos realizar nosso trabalho totalmente on-line, com o apoio dos nossos parceiros internacionais: Laspau/Harvard, ASU, TEC de Monterrey e Open University.

A formação 2021 está dividida em três momentos:

Semana de Professores
MÓDULO 1

24 a 28 de Maio
das 9h às 13h

Semana de Professores
MÓDULO 2

26 e 27 de Agosto
das 9h às 13h

Curso Online
MÓDULO 3

Uma nova visão
para um novo normal

VIII Semana de Formação STHEM Brasil – MÓDULO 1

Adesão
Materiais de apoio
Inscrições para apresentação de trabalhos
Feedback diário
Certificados

Atenção: somente as instituições consorciadas ao STHEM Brasil devem selecionar e indicar seus professores.

Professor que não está em instituição consorciada não poderá participar!

Dúvidas? Entrar em contato através do e-mail: consorciosthem@semesp.org.br

Os materiais de apoio podem ser acessados através do botão abaixo, lembrando que os materiais estão protegidos por senha e apenas inscritos na semana de formação terão acesso. Se você não recebeu sua senha ainda, envie um e-mail para: consorciosthem@semesp.org.br

Como todo ano, durante a Formação de Professores, temos um período destinado a Troca de Experiências entre os participantes.

Você poderá inscrever o seu trabalho aqui.

Apresentação dos trabalhos:
Dias: 25, 26 e 27 de Maio
Horário: 14h às 15h30

Diariamente realizamos a avaliação de nossa semana de formação.

A participação de todos é fundamental!

Acesse os links abaixo e participe:

Os certificados do módulo 1 estão disponíveis através do botão abaixo:

Programação: 24 de maio de 2021

8h45 às 9h
9h às 13h

Abertura

Nicolás Vergara – Head do Santander Universidades

Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

Emma Sabzalleva – Analista sênior de políticas no Instituto Internacional de Educação Superior da UNESCO

Angélica Natera – Executive Director of Laspau-Harvard

Fabio José Garcia dos Reis – Presidente do Consórcio STHEM Brasil

Competências digitais: Reconstruindo Capital Humano pós Covid na sala de aula

Competências digitais: lançamentos dos conteúdos da sala de aula para as nuvens; Descobrir o rendimento económico das competências a partir de macro dados agregados nas ofertas de emprego; Design Studio: prática de uma atividade de aprendizagem digital entre pares. Tem um Centro de redação Digital para apoiar seus Estudiantes?; Qual foi sua experiência de reunião mais pesada/difícil? Para nunca mais repetir estas atividades; Passo a passo: preparando-se para uma reunião com o professorado para refletir sobre o plano de estúdios: competência digitais em cada aula?

Lina Zuluaga – Fellow de pesquisa aplicada no Talento Lab da Georgetown University e Data Wise Coach certificado pela Harvard University. Áreas de experiência: Comunicação e habilidades digitais, Aprendizagem baseada no trabalho, Avaliações Nacionais.

Programação: 25 de maio de 2021

TEMA: Equidade, diversidade e inclusão na educação online

OPEN UNIVERSITY, Milton Keynes, Inglaterra, Reino Unido
9h às 9h15
9h15 às 10h05
10h05 às 10h15
10h15 às 11h05
11h05 às 11h55
11h55 às 12h05
12h05 às 12h55
14h30 às 16h

Introdução

Breve introdução sobre o tema e explicará a ligação entre o tema e as apresentações que incluirão elementos de equidade, diversidade e inclusão na educação online, com o foco no uso de tecnologias e pedagogias.

Profa. Agnes Kukulska-Hulme – Professora de Tecnologia de Aprendizagem e Comunicação no Instituto de Tecnologia Educacional da The Open University, onde lidera o Programa de Pesquisa e Inovação em Aprendizado do Futuro e a série de relatórios de insights de Pedagogia Inovadora. Suas atividades recentes incluem o projeto MASELTOV sobre tecnologias personalizadas para inclusão social, pesquisas patrocinadas pelo British Council sobre Pedagogia Móvel para o Ensino da Língua Inglesa e o projeto SALSA sobre aprendizagem de línguas em cidades inteligentes.

Sessão 1 – Uma visão geral da equidade, diversidade e inclusão na educação online com foco em estudantes negros, asiáticos e de minorias étnicas (BAME students)

Dra. Elizabeth FitzGerald – Professora sênior do Instituto de Tecnologia Educacional da Open University e pesquisadora sênior da Academia de Educação Superior. Ela foi a Diretora fundadora do Centro de Bolsas LTI (LATIS) de 2018-2020. Experiência em ensino a distância e intercâmbio de conhecimentos e ensino como parte da unidade de APD (Desenvolvimento Acadêmico Profissional) da OU. Seus interesses de pesquisa estão voltados para a aprendizagem digital profissional, aprendizagem e criação em tecnologia educacional Pesquisas sobre aprendizagem móvel e baseada em localização; o papel da tecnologia na mudança ou manutenção da prática profissional; e como a personalização no TEL pode contribuir para a aprendizagem e o ensino eficazes.

Pausa de 10 minutos

Sessão 2 – Recursos Educacionais Abertos e Práticas Educacionais Abertas: Oportunidades para o aumento ao acesso à educação

Dra. Carina Bossu – Conferencista sênior em Desenvolvimento Profissional Acadêmico do Instituto de Tecnologia Educacional da Universidade Aberta, no Reino Unido. É a líder acadêmica do Applaud, um esquema credenciado pelo ensino superior avançado que concede bolsas da Academia de Educação Superior para colegas da OU. Apoia o desenvolvimento profissional e bolsas de estudo e ensino em toda a universidade. Anteriormente, ela foi Professora (Aprendizagem e Ensino) na Universidade da Tasmânia, Austrália. Seu trabalho e pesquisa têm se concentrado em Recursos Educacionais Abertos (REA) e Práticas Educacionais Abertas (OEP) no ensino superior e em aprendizagem, ensino e desenvolvimento profissional de forma mais ampla.

MOOCs e microcredenciais: Oportunidades de formação contínua

Profa. Rebecca Ferguson – Professora senior do Institute of Educational Technology (IET) da The Open University e membro senior da Higher Education Academy. Pesquisa dobre o futuro educacional e como as pessoas aprendem juntas online. Tem trabalhado nos Relatórios de Pedagogia de Inovação desde que a série foi fundada em 2012. Membro líder da comunidade internacional de análise de aprendizagem, apoiando a implementação em toda a Europa e promovendo um foco na análise de aprendizagem social e na ética. Em agosto de 2019, Rebecca foi nomeada Líder Acadêmica do programa de microcrédito da The Open University, devido à sua vasta experiência, que inclui a criação da FutureLearn e como Consultor Pedagógico para a empresa em seus primeiros anos, Líder de Avaliação nos primeiros 13 MOOCs da OU, OU PI no Consórcio Europeu de MOOCs financiado pela Comissão Europeia: Mercado de Trabalho (EMC -LM), e atual líder acadêmico da rede internacional FutureLearn Academic. A Rede conecta acadêmicos de mais de 170 instituições parceiras em todo o mundo.

Pausa de 10 minutos

Inteligência artificial, chatbots e translanguaging, com foco em ferramentas cada vez mais inteligentes (tradução e legendagem, etc.) podem suportar o uso de vários idiomas.

Profa. Agnes Kukulska-Hulme – Professora de Tecnologia de Aprendizagem e Comunicação no Instituto de Tecnologia Educacional da The Open University, onde lidera o Programa de Pesquisa e Inovação em Aprendizado do Futuro e a série de relatórios de insights de Pedagogia Inovadora. Suas atividades recentes incluem o projeto MASELTOV sobre tecnologias personalizadas para inclusão social, pesquisas patrocinadas pelo British Council sobre Pedagogia Móvel para o Ensino da Língua Inglesa e o projeto SALSA sobre aprendizagem de línguas em cidades inteligentes.

Troca de Experiências

Espaço reservado para discutir suas boas práticas realizadas em sala de aula. Para participar desta atividade você deve preencher o formulário, que pode ser acessado na página do evento.

Programação: 26 de maio de 2021

TEMA: Proakatemia: professores e estudantes engajados no empreendedorismo –
uma universidade sem aulas, sem notas e sem professores

Tamk – Tampere, Finlândia
Sobre
9h às 9h30
9h30 às 10h10
10h10 às 10h25
10h25 às 12h10
12h10 às 12h25
12h25 às 12h50
12h50 às 13h
14h30 às 16h

Diferenças entre o ensino e o mentoria: quais são as oportunidades na metodologia de mentoria? Como você a aborda no seu dia a dia de trabalho? O que é um time de mentoria na prática? Quais ferramentas e métodos inspiram os alunos? Qual é o significado da equipe do ponto de vista do mentor? O que significa aprendizado em equipe e quais são seus benefícios? Que tipo de técnicas de brainstorming posso aplicar e aproveitar em meu trabalho como um mentor de equipe? Você fará parte de um grupo de mentores de equipes de nossa Universidade. Alguns alunos da Proakatemia estarão neste workshop para trazer a perspectiva do aluno sobre aprendizagem em equipe e mentoria.

Hanna Saraketo – Treinador, Professor Sênior da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, Proakatemia, tem 20 anos de experiência centrada no aluno e aprendizagem orientada para a vida profissional, tanto na universidade de ciências aplicadas como na educação profissional. Anteriormente diretor de faculdade de negócios, agora é um especialista pedagógica que treina jovens alunos em empreendedorismo e habilidades de liderança de equipe. Ela também trabalha com projetos de educação global, consultoria em processos de mudança pedagógica em todo o mundo.

Vamos começar!

Vídeos de projetos, apresentações sobre projetos, um hype geral sobre a filosofia de que você pode e e a base na confiança em seu próprio potencial.

Primeira parte do mãos à massa “paja”

Com base nos projetos apresentados, como aplicar no seu próprio contexto usando a metodologia Grow de mentoria.

Pausa de 15 minutos

Segunda parte do mãos à massa

Uso da ferramenta, como alavancar com os alunos / como pode assistir em desenvolver resultados anteriores. Aqui criaremos, em pequenos grupos, uma apresentação que será postada em um grupo comum posteriormente (por exemplo, LinkedIn).

Pausa de 15 minutos

Oficinas da Motorola

Encerramento

Troca de Experiências

Espaço reservado para discutir suas boas práticas realizadas em sala de aula. Para participar desta atividade você deve preencher o formulário, que pode ser acessado na página do evento.

Programação: 27 de maio de 2021

TEMA: Aprendendo por Design: Usando experiências interativas,
como jogos, laboratórios e realidade virtual em seu curso.

ASU – ARIZONA STATE UNIVERSITY
às 9h
às 10h50
às 11h
14h30 às 16h

Teoria, Prática e Avaliação

Nesta sessão, você aprenderá sobre a teoria, prática e avaliação de experiências interativas online. Exploraremos estruturas para determinar quais tipos de técnicas e tecnologias você pode usar em seu curso e como avaliar sua eficácia.

Dale P. Johnson – Diretor de inovação digital do Design Institute da Arizona State University. Ele trabalha com líderes universitários para desenvolver e implementar soluções digitais para permitir o sucesso dos alunos. Ele é bacharel em design pela ASU e mestre em políticas públicas pela Harvard University, um caminho de aprendizagem que combina seus interesses em design, engenharia e política educacional.

Pausa de 10 minutos

Laboratórios Online

Oferecer experiências de laboratório de ciências para cursos online pode ser difícil. Nesta sessão, você investigará diferentes tipos de experiências de laboratório que podem ser fornecidas a alunos online e como determinar quais delas podem funcionar em seu curso.

Mary Loder – Trabalha no ensino superior desde 2018 como designer instrucional na ASU Online. Experiência em emparelhamento de tecnologia educacional, ideação de laboratório online, estratégias de engajamento social, estratégias de grande inscrição e de avaliação autênticas. Líder para a facilitação de workshops na EdPlus / ASU, apoiando professores em todo o mundo em sua abordagem ao design de cursos online. Tem um talento especial para alcançar grandes resultados em design online por meio de uma abordagem centrada no aluno.

Troca de Experiências

Espaço reservado para discutir suas boas práticas realizadas em sala de aula. Para participar desta atividade você deve preencher o formulário, que pode ser acessado na página do evento.

Programação: 28 de maio de 2021

TEMA: Aprendendo por Design: Usando experiências interativas,
como jogos, laboratórios e realidade virtual em seu curso.

ASU – ARIZONA STATE UNIVERSITY
às 9h
às 10h50
às 11h
às 13h

Games e Gamificação

Está provado que os jogos e a gamificação aumentam o envolvimento dos alunos em um curso. Durante esta sessão, você explorará diferentes tipos de jogos e desenvolverá uma compreensão de como usá-los em seu curso.

Tahnja Wilson – Começou seu trabalho em inovação educacional projetando e ensinando alunos do ensino fundamental e médio. Incorporou muitas das principais ideias em educação, incluindo aprendizagem personalizada, aprendizagem invertida e aprendizagem baseada em projetos. Desde 2009 está na Arizona State University (ASU), redesenhando os cursos presenciais para o ambiente online. Liderou o design inicial de cursos e conteúdo para o projeto MOOC da Starbucks Global Academy, em uma plataforma de código aberta, Projetou, implementou e gerenciou o programa de orientação de alunos online como parte do Starbucks College Achievement Plan, que resultou no aumento da satisfação, retenção e GPA dos alunos e diminuiu retiradas para conclusão de graduação e alunos de primeira geração.

Pausa de 10 minutos

AR / MR / VR (XR)

Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (RM) e Realidade Virtual (VR), agora chamada de Realidade Estendida (XR), são novas tecnologias que estão sendo usadas para criar uma experiência de aprendizagem mais interativa. Esta sessão oferecerá oportunidades para aprender sobre as novas tecnologias e descobrir como elas já estão sendo usadas em cursos.

Dra. Mina Johnson-Glenberg – Professora Pesquisadora na Arizona State University no departamento de Psicologia. Ela também é empreendedora e presidente da premiada empresa de tecnologia de aprendizagem chamada Embodied Game, LLC. No laboratório da universidade e na empresa spinout, ela lidera equipes que criam, pesquisam e distribuem conteúdo educacional inovador de realidade virtual e mista (XR) para alunos. Vários dos jogos STEM financiados pela NSF podem ser baixados gratuitamente em www.embodied-games.com. Philippos Savvides – Conduziu uma extensa pesquisa sobre a interação entre tecnologia e aprendizagem. Trabalha com aprendizagem digital desde 2009 e atualmente é Diretor Associado de Tecnologias de Aprendizagem da EdPlus na Arizona State University. Lidera o processo de estratégia de tecnologia de aprendizagem e é responsável por explorar novas tecnologias para resolver problemas desafiadores na educação. Recentemente, concluiu seu doutorado na ASU. Sobre o impacto das simulações virtuais na aprendizagem de ciências.
Philippos Savvides – Conduziu uma extensa pesquisa sobre a interação entre tecnologia e aprendizagem. Trabalha com aprendizagem digital desde 2009 e atualmente é Diretor Associado de Tecnologias de Aprendizagem da EdPlus na Arizona State University. Lidera o processo de estratégia de tecnologia de aprendizagem e é responsável por explorar novas tecnologias para resolver problemas desafiadores na educação. Recentemente, concluiu seu doutorado na ASU. Sobre o impacto das simulações virtuais na aprendizagem de ciências.

Encerramento

MÓDULO 1 – Certificados

Q

Módulo 1 - Certificados

ABDNALD SANTIAGO
ADRIANA SAVIA DE SOUZA ARAUJO
AGUEDA DE ARAUJO BACCHI
ALESSANDRA MARA DE FREITAS SILVA
ALEXANDRE DE CASTRO SALVESTRO
ALEXANDRE MOTTA TINOCO
ALLAN GOMES MOREIRA
ALLISSON JORGE SILVA ALMEIDA
ALLYNE CHRISTINA GOMES SILVA
AMANDA SANTOS VARGAS
ANA PAULA APARECIDA DE SOUZA
ANA PAULA LAZZARETTI DE SOUZA
ANA VALERIA SAMPAIO DE ALMEIDA REIS
ANANDA DA SILVA ARAUJO NASCIMENTO
ANDERSON DANIEL STOCHERO
ANDRE LUCIANO ALVES
ANDRE RIBEIRO SOARES BORGES
ANGELA MARIA BURAK
ANNABELLE DE FATIMA MODESTO VARGAS
ANTONELI DA SILVA RAMOS
ARIANE MACHADO
AUGUSTO RODRIGUES PARADA
BENEDITA HIRENE DE FRANCA HERINGER
BRUNO PEREIRA CORNELIO DA SILVA
CALLINCA DE ARAUJO E VILHENA
CAMILA BRAGA CORREA
CARINE RAQUEL BACKES DORR
CARLA DE ALMEIDA SOARES ALVES
CARLOS ALBERTO DO NASCIMENTO JUNIOR
CARLOS DANIEL DA SILVA
CARLOS RENATO ZACHARIAS
CAROLINE CALICE DA SILVA
CATARINA AMORIM BACCARINI PIRES
CECILIA GABRIELA RUBERT POSSENTI
CELSO DE AVILA RAMOS
CHRISTIANE AMARAL LUNKES AARGENTA
CIBELI NIERI
CINTIA INES BOLL
CLARISSA LEAL SILVA E SOUZA
CLAUDIA FALCHETTI
CRISTIANE APARECIDA CARDOSO MATOS
DAMARIS DE OLIVEIRA BATISTA DA SILVA
DANIEL F HEY
DANIELA DOS SANTOS CARDOSO
DANIELE CATELAN
DANIELE KRETLI SILVA
DEBORA FRIZZO
DENISE DE P C TANGERINO
DENISE THOLKEN
DIOGO GONTIJO BORGES
DOUGLAS DAL MOLIN
EDUARDO DA MOTTA XAVIER
ELENIR CARDOSO FIGUEIREDO
ELISA DENARDI TESSARO
ELOA CAROLINA NAVA CARDOSO PALMA
EVELINE DE ALMEIDA DE ALMEIDA SILVA ABRANTES
EVERLEI CAMARA
EVILANE LEAO CORDEIRO
FABIANA ROSA DE OLIVEIRA NINK
FABIO MUNIZ DO AMARAL
FELIPE CAMARGO MUNHOZ
FELIPE CAVALARO
FELIPE FONSECA TAVARES DE FREITAS
FELIPE PEREIRA DE SA
FELIPE PROENCO DE OLIVEIRA
FELIX JOAO ROSSATO NETO
FERNANDA ALVES FEITOSA
FERNANDA LUIZA ANDRADE DE AZEVEDO
FERNANDO ACCORSI OROSCO
FERNANDO DE SA DEL FIOL
FLAVIA ALBUQUERQUE MAGALHAES
FLAVIA GUIMARAES RIBEIRO
FRANCISCO JADSON SILVA BANDEIRA
GABRIELLE MERICHE GALVAO BENTO DA SILVA GUATURA
GERSIKA BITENCOURT SANTOS
GIANI ANDREA LINDE COLAUTO
GISELLE LEITE FRANKLIN VON RANDOW
IARA LUCIA TESCAROLLO
INES REGINA WAITZ
ISABELA BONFIM SANTOS
ISABELLE WERNER DE LEMOS BRISSIO
ISIS CAROLINA MASSI VICENTE
ISIS LOPES DE BRITO
JACQUES FERNANDES DIAS
JARBAS FERREIRA DA SILVA ARAUJO
JEAN CARLO SOUZA KRAHL
JEAN CLEBER GONCALVES
JOSEANE CINTIA PIECHNICKI
JULIANA DOS SANTOS
JULIANA RODRIGUES BROMMONSCHENKEN DIAS
JULIANE DIAS COELHO DE ARAUJO SILVEIRA NICOLINO
KARINA BRADASCHIA ROCHA
KATHLEEN GONCALVES SAMPAIO STEFANELLI
LARISSA CAMILO DE SOUZA LIMA E SILVA
LARISSA MARTINS MELO
LEO KUNIGK
LEOCADIA ORSATO BRUFATI FAGUNDES
LILIAM FERREIRA MANOOCHI
LIVIA NAIARA DE ANDRADE
LORENA MOURA LABRE
LUANA MEDINA FORTES
LUCIANE CARVALHO JASMIN DE DEUS
LUCIANO ANTONIO REOLON
LUCIANO MAGALHAES VITORINO
LUDMILA BREDER FURTADO CAMPOS
LUDMYLA SILVEIRA GONCALVES
LUIS FELIPE DE OLIVEIRA FLEURY
LUIS FERNANDO NOGUEIRA
LUIS VINICIUS DO NASCIMENTO
LUIZ CLAUDIO GONCALVES JUNIOR
LUIZ EDUARDO CANTON SANTOS
LUIZA IVETE VIEIRA BATISTA
MAIRA MARIANO
MANUELA WEYLL VASCONCELOS
MARCELA CORREA TINTI
MARCELLO ERICK BONFIM
MARCELO FERREIRA VIANA
MARCELO LASMAR
MARCELO MENDES DE AGUIAR
MARCIA APARECIDA ANTONIO
MARCIA CRISTINA GONCALVES DE OLIVEIRA HOLLAND
MARCIA SOLANGE VOLKMER
MARCO AURELIO MORI
MARCOS ANDREI OTA
MARCOS AURELIO DUSSO
MARGARET MARIA SCHROEDER
MARIA ARLETE SILVA PIRES
MARIA JANINE DALPIAZ RESCHKE
MARIA LUIZA PASSANEZI ARAUJO GOMEZ
MARIA REGINA FRANKE SERRATO
MARIANA HERMAN
MARIANA REIS GUEDES
MARILENE LEMOS MATTOS SALLES
MARILIA MARRA DE OLIVEIRA MAGALHAES
MARLEI GOMES DA SILVA MALINOSKI
MAURICIO JOSE MORAIS COSTA
MAXIMILIAN JOACHIM HODAPP
MAYARA BARROS CRISTO
MICHELLE SOUZA JULIO KNAUT
MIKAEL FRANK REZENDE JUNIOR
MOANA MEINHARDT
MONICA FARDIN GRASSELI
MONICA NORRIS RIBEIRO
MURILLO DA SILVA PAIANO
NAIR ROST DE LIMA
NATACHA PINHEIRO MELO BROZZO
NATALIA RAMOS DE SOUZA
NUBIA CRISTINA DE FREITAS MAIA
OCTAVIO CARVALHO ARAGAO JUNIOR
PATRICIA DA SILVA KLAHR
PATRICIA LESSA DE SIQUEIRA HARTMANN
PATRIK AMERICO POLLIZELLO LOPES
PAULA MENDES ACATAUASSU CARNEIRO
PEDRO HENRIQUE SALES GIROTTO
PEDRO LIMA NATIVIDADE DE ALMEIDA
PRISCILA CAMPOS RIBEIRO
PRISCILA CEMBRANEL
PRISCILA HONORATO DE OLIVEIRA PIRES
RAFAEL DOUGLAS INACIO
RAFAEL ROSSETTO
RAQUEL LEITE BARBOSA MEDICI
RAQUEL RIBEIRO DIAS SANTOS
RAYLA DOS SANTOS OLIVEIRA DIAS
REGINA TAVARES DE MENEZES DOS SANTOS
REGINALDO APARECIDO CARNEIRO
REINALDO W MORAES
REJANE WAITIKOSKI DA SILVA
RENAN FRANCA GOMES NOGUEIRA
RENATA FERNANDES MAGDALENO
RENATA LUCIA CAVALCA PERRENOUD CHGAS
RENATO LUIZ DA SILVA
RICARDO CONSIGLIERO GUERRA
RICARDO TORRES NEGRAES
ROBERTA MENDES VON RANDOW
ROBERTA SABRINE DUARTE GONDIM
ROBERTA SEBASTIANY ROHR
RODRIGO LUIZ GIGANTE
RODRIGO OLIVA
RONALDO ENTLER
ROSANA PASSOS QUITERIO DE CARVALHO
ROSANGELA MONTEIRO DE CAMARGO 1
ROSANGELA MONTEIRO DE CAMARGO 2
ROSELI WILLWOCK MACHADO
SABIANA GILSANE MUHLEN DOS SANTOS
SAMANTHA GUIMARAES DE CASTRO
SAMANTHA REGIANE PIFFER CACELA
SAMIRA ABDALLA DA SILVA
SANDRA BELLOLI DE VARGAS
SANDRA BERGAMINI LEONARDO
SANDRA MARIA DOS SANTOS SANTOS FIGUEIREDO
SANDRA RODRIGUES DE SOUZA
SAVANA DA SILVA OLIVEIRA
SERGIO RICARDO LESSA ORTIZ
SHAYRA PINHEIRO DO ALTISSIMO LAUAR
SILVIA ELENA NAVAS ALFARO
SOLIMAR MENDES ISAAC
SUELENA FERREIRA DE OLIVEIRA
SUZANA MAIA NERY
TALLITA VASSEQUI DA SILVA
TAMARA TETTO
TATIANA MATUDA
TATIANA ROSELENA DE OLIVEIRA STREMEL
TEREZA CRISTINA DE CARVALHO SOUZA GARCES
THAIS PALANCA DA SILVA
THATIANA VERONICA RODRIGUES DE BARCELLOS FERNANDES
TYELLEN SANY CRUZ DOS REIS
UIPIRANGI FRANKLIN DA SILVA CAMARA
VAGNER ROCHA SIMONIN DE SOUZA
VANESSA CRISTHINA GATTO
VANESSA MENESES DE BRITO CAMPELO
VINICIO BOSCATTO MARTINI DO VALLE
VITOR HUGO DOS SANTOS FILHO
VIVIANE ONGARO
WANDRIA DE ANDRADE MESCOUTO
WASHINGTON DE MACEDO LEMOS
WESLEY GOMES MONTEIRO
WILLIAM ZANELLA
YASKARA ARRIAL PALMA
YURI LEANDRO ABAS FRAZAO

VIII Semana de Formação STHEM Brasil – MÓDULO 2

26 e 27 de Agosto de 2021 – TEC de Monterrey – México

Apresentação
Materiais de apoio
Adesão
Certificados

 

Programa de Atualização Docente por Competências

Repensando a prática docente a partir de uma abordagem focada no bem-estar do aluno, por meio de desafios em um modelo flexível e digital.


COMPETENCIAS Y EVALUACIÓN POR HABILIDADES

Analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir de três pilares: conteúdo, processo e resultados de aprendizagem do aluno que apoiam um plano de desenvolvimento de professores baseado em competências.

TEMAS:

  • Educação baseada em competências.
  • Metodologias ativas de ensino: Aprendizagem Baseada em Desafios.
  • Planejamento e projeto de experiências de aprendizagem centradas no aluno.
  • Plano de desenvolvimento de professores baseado em competências.

EVALUACIÓN BASADA EN COMPETENCIAS

Desenhar um plano de avaliação baseado em competências, para fornecer feedback e orientar os alunos.

TEMAS:

  • Modelos de avaliação de resultados de aprendizagem.
  • Análise dos elementos e critérios para a concepção de avaliações por competências.
  • Desenho do plano de avaliação.

ENSEÑANZA POR RETOS EN EL ÁREA DE LA SALUD

Detecção, planejamento e construção de desafios para promover a aprendizagem dos alunos na área da saúde.

TEMAS:

  • Modelo Digital Flexível.
  • Diferenciação de Aprendizagem Baseada em Desafios (ABR) vs. Aprendizagem baseada em problemas (ABP).
  • Desenvolvimento de projetos multidisciplinares na área da saúde.
Professora que fará a condução do Programa:

Hermila Gisela Loya Martínez – Líder Nacional de Capacitación y Desarrollo de TecSalud, Tecmilenio, SorteosTec y Tecnológico de Monterrey. En los últimos 6 años su función principal se ha centrado en participar en la definición del Modelo Tec21, como diseñadora de experiencias de aprendizaje en el área de Desarrollo Docente e Innovación Educativa para docentes y directivos. Su experiencia de casi 20 años como diseñadora de programas de capacitación soportada con tecnología le ha permitido participar en la definición de la Universidades Corporativas en diferentes empresas nacionales e internacionales implementando modelos pedagógicos y tecnológicos adaptados a las necesidades del cliente. Ha obtenido en cinco ocasiones: 2012, 2013, 2015, 2016 y 2018 el Fondo para la Iniciativa en Innovación Educativa (NOVUS) que el Tec de Monterrey pone a disposición de la comunidad académica para resolver problemas de aprendizaje. Estudió ingeniero en sistemas computacionales y tiene la maestría en tecnología educativa ambas en el Tecnológico de Monterrey.

 

Os materiais de apoio podem ser acessados através do botão abaixo, lembrando que os materiais estão protegidos por senha e apenas inscritos na semana de formação terão acesso. Se você não recebeu sua senha ainda, envie um e-mail para: consorciosthem@semesp.org.br

Estarão automaticamente inscritos no Módulo 2 todos os professores que aderiram a VIII Semana de Formação e já participaram do Módulo 1.

Os certificados do módulo 2 serão disponibilizados aqui após o evento.

Programação: 26 de agosto de 2021

9h
11h
11h30
13h
14h
15h

Educação baseada em competências

Atividades em grupo

Metodologias ativas do ensino: Aprendizagem baseada em desafios

Pausa para o almoço

Grupo #1:

Modelos de avaliação de resultados de aprendizagem | Análise dos elementos e critérios para a concepção de avaliações por competências.

Grupo #2:

Modelo Digital Flexível | Diferenciação de Aprendizagem Baseada em Desafios (ABR) vs. Aprendizagem baseada em problemas (PBL).

Grupo #1:

Atividades em grupo

Grupo #2:

Atividades em grupo

Programação: 27 de agosto de 2021

9h
11h
11h30
13h
14h
15h

Planejamento e design de experiências de aprendizagem centrado no aluno

Atividades em grupo

Plano de desenvolvimento de professores baseado em competências

Pausa para o almoço

Grupo #1:

Desenho do plano de avaliação

Grupo #2:

Desenvolvimento de projetos multidisciplinares na área da saúde

Grupo #1:

Atividades em grupo

Grupo #2:

Atividades em grupo

VIII Semana de Formação STHEM Brasil – MÓDULO 3

Uma nova visão para um novo normal

Consórcio Sthem Brasil e Arizona State University (ASU)

Visão Geral
Objetivo
Conteúdo
Público-Alvo
Carga Horária
Certificado
Metodologia
Investimento
Inscrição

Visão Geral

Curso 100% EaD, com dois módulos, sendo:

  • MÓDULO 1: A importância do Pensamento Empreendedor
  • MÓDULO 2: Design de cursos HyFlex

Informações Gerais:

  • Curso oferecido apenas para professores de IES consorciadas ao Sthem Brasil.
  • O curso possui apenas 300 vagas, será online e terá acompanhamento de dúvidas.

Importante:

Apenas após o encerramento das inscrições, no dia 15 de fevereiro, os alunos receberão e-mail informativo de como acessar a plataforma e iniciar o curso.

Objetivo

Módulo 1

  • Discutir habilidades, atitudes e comportamento empreendedor capazes de transformar problemas em soluções inovadoras;
  • Identificar problemas e necessidades que sejam negligenciadas, definindo passos para tornar os problemas e desafios em oportunidades;
  • Avaliar quais problemas são boas oportunidades para a criação de novos empreendimentos.

Módulo 2

  • Entender o modelo de curso HyFlex, identificando o que são cursos presenciais, cursos online e cursos HyFlex;
  • Identificar desafios e/ou oportunidades da implementação de cursos e programas HyFlex em uma instituição.

Módulo 3

  • Definir e descrever o modelo de “comunidade de pesquisa”;
  • Compreender a importância e delinear estratégias para transmitir a presença no ensino, presença social e presença cognitiva, especialmente para cursos com alunos remotos;
  • Reconhecer a necessidade e criar um plano de comunicação efetiva com os alunos em cursos online, híbridos e HyFlex;
  • Planejar o site de professor, ou espaço dentro do AVA, que possibilite seja fácil de navegar, e humanizada perante os estudantes;
  • Conhecer qual tecnologia educacional incorporar para cursos online, híbridos ou HyFlex, Identificando outras atividades de aprendizagem social.

Conteúdo do Curso

Módulo 1

  • Introdução ao empreendedorismo;
  • Business Model Canvas ou Quadro de modelo de negócios – Criando uma ideia;
  • Identificação do Problema + Oportunidade;
  • Alinhando seu produto ou serviço com as necessidades humanas;
  • Proposição de Valor e Vantagem Competitiva – Determinando quem você atenderá;
  • Clientes e Consumidores.

Módulo 2

  • Introdução ao design de cursos HyFlex;
  • Valores e princípios do design de cursos híbridos e flexíveis – Design de cursos HyFlex;
  • Criando um ambiente de aprendizagem eficaz para todos os alunos – Dando aula em um curso HyFlex;
  • A experiência dos docentes – Aprendendo em um curso HyFlex;
  • A experiência do estudante – Apoiando e dando suporte aos cursos e programas HyFlex;
  • A experiência do administrador.

Módulo 3

  • Engajamento do estudante em cursos remotos e híbridos – Introdução ao design de cursos remotos e híbridos;
  • Cursos online, híbridos e HyFlex – Design de cursos remotos e híbridos;
  • A presença do professor;
  • Comunicação efetiva;
  • Aprendizagem social;
  • Dicas práticas para cursos remotos, híbridos e HyFlex.

Público-Alvo

  • Coordenadores de curso
  • Professores
  • Gestores de IES consorciadas ao Sthem Brasil

Carga Horária

50 horas

Certificado

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão da trilha realizada emitido pela Arizona State University e Sthem Brasil.

Metodologia

Curso 100% EaD

Investimento

Curso GRATUITO e exclusivo para consorciados Sthem Brasil

Inscrição

Inscrições disponíveis apenas para professores de IES consorciadas ao Sthem Brasil.

Dúvidas: consorciosthem@semesp.org.br

Realização

ASU
Sthem

Patrocínio

Santander

Apoio

Canvas