
1º Encontro de Ensino Híbrido Sthem Brasil
O evento ocorreu no dia 11 de março de 2022 – on-line via plataforma Zoom
O Ensino superior não é mais o mesmo, a educação precisou mudar e se adequar a uma nova realidade. Realidade esta que exige inovação e incorporação tecnológica que redefinem cenários, perspectivas e projetos pessoais e organizacionais. Os desafios ora encontrados no mundo educacional apontam para a necessidade de transformar e fortalecer as metodologias de aprendizagem, que perpassa tanto pela adequação da estrutura tecnológica da informação e comunicação, quanto pelos fenômenos sociais, como a globalização, direitos humanos e o multiculturalismo. Além do desenvolvimento da autonomia estudantil assumindo seu protagonismo na trajetória pessoal e profissional.
O ensino híbrido é uma realidade e uma pauta que interessa a todo sistema de ensino superior, em especial, ao Consórcio Sthem Brasil. Entender seu conceito se torna um grande desafio.
Assim, o Grupo de estudos sobre Ensino Híbrido do Consorcio Sthem Brasil promove no próximo dia 11 de março de 2022, entre 9 e 12 horas, o Primeiro Encontro de Ensino Híbrido, com objetivo de promover reflexões e debates em torno do tema.
Valores
Valor | Descrição |
R$ 75,00 | Valor da Inscrição |
R$ 25,00 | Valor para consorciado STHEM e associado Semesp |
ATENÇÃO: Os descontos para associados Semesp e Consorciados Sthem serão concedidos automaticamente após o participante informar o CNPJ da IES.
Inscrições encerradas
Contato
Caso tenha dúvidas, entre em contato via e-mail: consorciosthem@semesp.org.br
Certificados
O seu certificado de participação e os materiais disponibilizados pelos palestrantes já estão disponíveis.
Para baixar os documentos, você deve ter em mãos o número do seu CPF.
Assista ao vídeo do evento na íntegra:
Programação: 11 de março de 2022
Abertura
![]() | Fabio José Garcia dos Reis – Presidente do Consórcio Sthem Brasil |
Desafios e Perspectivas do Ensino Híbrido
![]() | Prof Lilian Bacich – Diretora da Tríade Educacional É doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península, proposta que contou com a parceria do Clayton Christensen Institute. Revisora técnica da tradução do livro Blended: Using Disruptive Innovation to Improve Schools, de Michael Horn e Four dimensional education, de Charles Fadel. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora. |
O Habitar Híbrido em Ecossistemas de Educação Digital no Ensino Superior
![]() | António Moreira. Universidade Aberta, Portugal Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Concluiu um programa de Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais na Universidade de Coimbra e um Curso de Mestrado em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Possui um Curso de Realização Cinematográfica pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Coimbra. É Professor Associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância e Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta. É Coordenador Estrangeiro do Grupo de Pesquisa de Educação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil e Professor Colaborador nos programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e de Gestão da Universidade do Estado da Bahia, Brasil e Professor Convidado no Curso de Especialização em Educação e Tecnologias da Universidade Federal de São Carlos. É Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra onde coordena o Núcleo de Estudos da Pedagogia do Ensino Superior e Investigador no Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta. Coordena atualmente o Curso de Docência Digital em Rede para Professores do Ensino Básico, Secundário e Superior da Universidade Aberta. Colaborador da Direção Geral (DGE) do Ministério da Educação de Portugal no Plano de Transição Digital. |