No próximo dia 14 de fevereiro (terça-feira) o Consórcio STHEM Brasil realizará, juntamente com MetaRed, IVEPESP e Semesp, às 10 horas, o webinar gratuito e on-line sobre Inteligência Artificial (IA): “ChatGPT – Desafios e Oportunidades para a Educação”.

Direcionado a profissionais da área de educação superior, este evento tratará sobre os desafios de como o ChatGPT (que nada mais é do que o chatbot, programa criado com o intuito de conversar com um humano por meio de um aplicativo ou até mesmo em um site) pode ajudar ou atrapalhar dentro da sala de aula.

O ChatGPT ajuda as instituições de ensino superior (IES) de várias maneiras, tais como:

Auxilia na pesquisa: Pode ser usado como uma ferramenta de pesquisa, ajudando os estudantes e professores a encontrar informações relevantes e confiáveis.

Agiliza a correção de trabalhos: Pode ser treinado para corrigir trabalhos, tornando este processo mais rápido e eficiente.

Melhora a comunicação: Pode ser usado como um assistente virtual para responder a perguntas frequentes e ajudar na comunicação entre professores, estudantes e funcionários.

Aumenta a inclusão: Pode ser usado para traduções em tempo real, tornando o ensino mais inclusivo para alunos com diferentes necessidades linguísticas.

Oferece aulas personalizadas: Pode ser usado para criar aulas personalizadas, baseadas no nível e interesses de cada aluno.

No entanto, o ChatGPT ainda apresenta grandes desafios e pode até atrapalhar dentro das IES, tais como:

Erros na informação: Como é treinado com base em dados disponíveis na internet, o ChatGPT pode gerar informações erradas ou desatualizadas.

Falta de compreensão: Pode ter dificuldades para compreender perguntas complexas e contextuais, resultando em respostas equivocadas.

Dependência excessiva: A dependência excessiva do ChatGPT pode levar a uma perda de habilidades críticas, como pensamento independente e solução de problemas.

Questões éticas: Pode levantar questões éticas, como a privacidade de dados e o uso ético da inteligência artificial.

Desvalorização do trabalho humano: O uso excessivo do ChatGPT pode levar a uma desvalorização do trabalho humano e da importância da interação humana no ensino e aprendizagem.

O evento contará com duas mesas de debates:

“As possibilidades do ChatGPT na educação: uma análise da Inteligência Artificial em Ação”, com as participações do associado do IF/USP e presidente do IVEPESP (Instituto para Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo), Prof. Hélio Dias; do conselheiro Acadêmico do Inteli, Maurício Garcia; do diretor de Ensino do Instituto Federal Goiano, Prof. Justino e moderação da pesquisadora em Metodologias Ativas e Aprendizagem Ativa e Resultados de Aprendizagem, Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis.

“Explorando as fronteiras da IA na educação: o ChatGPT e suas aplicações”, com as participações o vice-reitor do Centro Universitário ENIAC, Pedro Guerios; o CEO & Founder da LEXP, Rodrigo Estevam; a Profª. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Instituto de Informática da UFRGS (INF) e coordenadora da Cátedra UNESCO em Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação, Rosa Maria Vicari e a moderação feita pela especialista em Computação e Tecnologia da Informação, Michelle Hanne Soares de Andrade.

Inscrições aqui.