O Consórcio STHEM Brasil realizou nesta terça-feira (17) a segunda aula do módulo 1 do IX Programa de Formação de Professores 2022, exclusivo para docentes das instituições consorciadas. O tema do dia foi “Como Desenvolver o Protótipo de uma Aula com Base em um Desafio?”, ministrado pela Designer Instrucional, EdPlus na Arizona State University, Tamara Mitchell, para mais de 200 espectadores.

A expositora iniciou com uma breve recapitulação do que foi tratado na aula anterior. “Empatia, resiliência, trabalho em equipe e comunicação foram algumas das coisas que foram mencionadas ontem… e tiveram ideias criativas e muito inovadoras sobre como podemos desenvolver essas habilidades profissionais”, afirmou.

Em seguida ela apresentou os objetivos da aula, sendo a definição do que é a aprendizagem baseada em desafios o primeiro deles, seguindo para a descrição de problemas que podem ser utilizados em sala de aula, a identificação de ferramentas e estratégias para a implementação do modelo de aprendizagem e por fim, a criação de um projeto dessa modalidade.

Tamara instigou os espectadores a pensarem nas possibilidades da aprendizagem baseada em desafios.  “E se os estudantes tivessem habilidades do século 21 para resolver problemas do século 21? E se eles pudessem usar nossas lições de casa para resolver problemas? Se eles criassem o conhecimento ao invés de simplesmente consumir o conhecimento?”, questionou.

“A aprendizagem baseada em desafios tem uma variedade de oportunidades, e quando a gente pensa sobre oportunidades, quando a gente fala em aplicações práticas, estamos falando de projetos colaborativos, experiência intelectuais em comum, diversidade e aprendizagem global”, explicou Tamara.

Os docentes foram separados em grupos para discutir como eles podem aumentar o engajamento dos estudantes neste modelo de aprendizagem, e depois os grupos tiveram a chance de transmitir as percepções. Após o momento de discussão, a designer instrucional ressaltou que o modelo de aprendizagem precisa aplicar os conceitos do curso, ser multidisciplinar e também engajar.

Antes de finalizar, os professores participantes da formação foram novamente separados em grupos para criar um plano para a implementação da modalildade nas suas disciplinas. Após a apresentação de algumas ideias de implementação, Tamara afirmou que “muitos professores não fazem por causa da carga horária, mas tem solução…” e que “…um desafio grande pode ser quebrado em diferentes partes”.

O módulo 1 do IX Programa de Formação de Professores 2022 será realizado de forma totalmente online e síncrona, via plataforma Zoom, e será finalizado nessa quarta-feira (18), com o tema “Como Preparar um Curso Híbrido?”. Dúvidas podem ser enviadas através do e-mail: consorciosthem@semesp.org.br.