Tudo começou em 2013, quando a Universidade de Sorocaba (Uniso), decidiu participar de uma formação de professores do Consórcio STHEM Brasil na Unisal, em Lorena, no interior de São Paulo. De lá para cá, a instituição lançou em 2016 o livro “Metodologias Ativas: formando cidadãos participativos”, pela Eduniso, editora da própria universidade, organizado por Ana Laura Schliemann e Jorge Luiz Antonio.

A publicação reúne textos sobre os mais diversos temas: evolução histórica de metodologias ativas na Uniso; aprendizagem por projetos; metodologias ativas de ensino e aprendizagem; aprendizado focado baseado em equipe; sala invertida de design; a arte de ouvir e contar histórias, metodologia ativa de aprendizagem aplicada em fisioterapia; desenvolvendo habilidades interpessoais; entre outros.

“Motivados pela capacitação do Consórcio STHEM Brasil, começamos a organizar e compilar várias técnicas das práticas de metodologias ativas, aplicadas na universidade, e percebemos ao longo desse caminho que capacitar o professor é um grande investimento. É necessário ter em mente que não existe um professor pronto, é preciso mostrar várias técnicas de ensino e fazer com que o docente identifique a melhor técnica para o uso em sua aula”, diz o Prof. Dr. e reitor da Universidade de Sorocaba, Rogério Augusto Profeta.

Segundo Profeta, como é mais conhecido pelos amigos, “a maioria dos docentes não são da área de educação e não entram por meio da Pedagogia para dar aulas em uma instituição. Eles fazem o caminho inverso, são especialistas em uma determinada área e aí resolvem fazer mestrado e doutorado e acabam por tornarem-se professores na área em que se formaram. Por essa razão, muitas vezes dominam a teoria da disciplina mas não sabem como fazer uma aula mais prática e abordar um produto ou montar um projeto”.

Para o reitor da Uniso a capacitação contínua é o caminho e a associação ao consórcio STHEM Brasil foi fundamental para esse processo. “O ganho da universidade ao participar do consórcio STHEM foi que a capacitação passou a ser regular e os professores perceberam que os interesses e responsabilidades são comuns, o que os leva a abraçar o problema uns dos outros fazendo um trabalho entre pares, compartilhando experiências, sistematizando os processos de aprendizagem e melhorando a qualidade educacional da Uniso”.

Em razão desse aprendizado, a Universidade de Sorocaba resolveu disponibilizar e compartilhar com todos que queiram saber como têm sido as experiências dos docentes da Uniso em metodologias ativas o link do PDF da publicação: http://uniso.br/assets/docs/publicacoes/eduniso/publicacoes/metodologias-ativas-na-uniso.pdf

O Prof. Profeta lembra ainda que a Eduniso lançou em 2019 a publicação “Gestão Estratégica de Projetos” e tem várias publicações disponíveis para download no link: http://uniso.br/home/publicacoes/eduniso