No mês de dezembro/2016, a revista científica International Journal on Active Learning, do Consórcio STHEM Brasil, publicou o artigo O ensino da biomecânica em cursos de educação física: reflexões a luz da teoria da aprendizagem significativa, de autoria de Rachel Saraiva Belmont e Evelyse dos Santos Lemos.


Quando pensamos na atuação do profissional de Educação Física e nos saberes básicos que orientam este fazer, é fácil reconhecer o papel instrumentalizador dos conceitos biomecânicos. Profissionais da área de Educação Física que pouco aprenderam os fundamentos da Biomecânica, tendem a apresentar maior dificuldade na utilização desse conhecimento nos contextos práticos. Uma das possíveis causas deste problema é o processo de ensino e de aprendizagem conceitual nos cursos de formação inicial. Partindo desta realidade, o objetivo deste ensaio é discutir como a Teoria da Aprendizagem Significativa pode subsidiar o processo de ensino e de aprendizagem da Biomecânica nos cursos de graduação em Educação Física. A reflexão se centrará no “que” ensinar e em “como” ensinar os conceitos centrais da Biomecânica utilizando o referencial teórico assumido. Desta forma, esperamos ampliar a discussão sobre o processo educativo com vistas a favorecer a aprendizagem significativa da Biomecânica nos cursos de Educação Física.


O IJOAL tem classificação B5 no Qualis das áreas de Ensino, Engenharias II e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O periódico está registrado com ISSN 2526-2254 e todos os artigos publicados possuem Digital Object Identifier (DOI).