No mês de dezembro/2016, a revista científica International Journal on Active Learning, do Consórcio STHEM Brasil, publicou o artigo Adoção de metodologias ativas em cursos de graduação em engenharia, de autoria de Everton Rangel Bispo, de autoria de Reinaldo Viana Alvares e Sandra Lucia de Souza Pinto Cribb.


As Metodologias Ativas se constituem num processo de ensino aprendizagem cuja característica principal é tornar o aluno responsável por sua autonomia educacional. Tais metodologias primam pela participação ativa de todos os atores, focados na realidade em que estão inseridos, estimulando-os a reconhecer, compreender e intervir na construção de seu conhecimento com base no senso comum e nas atividades educacionais as quais estão envolvidos no seu dia a dia acadêmico. Este relato de experiência aborda a aplicação de metodologias ativas nas graduações de engenharias de um centro universitário. Uma discussão envolvendo rendimento acadêmico é realizada, indicando os benefícios do uso das metodologias durante a graduação. Com base nestes requisitos será possível construir uma estrutura pedagógica mais sólida na qual envolve todos os atores no que tange a capacidade na melhora do aprendizado e manutenção do conhecimento após a formação do graduando.


O IJOAL tem classificação B5 no Qualis das áreas de Ensino, Engenharias II e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O periódico está registrado com ISSN 2526-2254 e todos os artigos publicados possuem Digital Object Identifier (DOI).

Publicações relacionadas