Uma boa notícia para quem estava correndo contra o tempo: as inscrições para os trabalhos desenvolvidos pelos docentes das instituições de ensino superior consorciadas de todo o país para o VIII Fórum Internacional de Inovação Acadêmica das IES, realizado pelo Consórcio STHEM Brasil, foram prorrogadas até o dia 10 de março. O evento acontecerá de 23 a 25 de março, com apoio da Unifenas – Universidade José do Rosário Vellano, de Alfenas (MG), e neste ano será realizado totalmente no modelo virtual, de forma síncrona.

Nos anos anteriores, o Fórum apresentou uma série de experiências que foram compartilhadas com os participantes de diferentes regiões do país. Em 2021, na categoria de formação de professores em estratégias ativas de aprendizagem, um trabalho sobre “A importância do feedback no ensino remoto como uma oficina de capacitação docente” fez muito sucesso. Assim como um relato de experiência docente sobre “Os impactos socioeconômicos da pandemia da Covid-19 a partir de Pedagogia de Projetos”.

Também foi reproduzida por várias IES participantes uma proposta para recepcionar e integrar estudantes por meio de uma “Oficina de metodologias ativas para acadêmicos”, assim como, na área de iniciação científica e pesquisa, um relato de experiência sobre “Aumento da produção científica por estudantes de Medicina por meio do Regime Especial de Aprendizagem Remota”.

“A ideia desse encontro é socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das IES consorciadas”, adianta o presidente do consórcio, Fábio Reis, que é também diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp.

O objetivo do Consórcio é melhorar a qualidade e aumentar a rentabilidade das IES consorciadas por meio da cooperação administrativa e acadêmica, visando  otimizar recursos e compartilhar soluções que permitam o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem, currículo, infraestrutura e do próprio projeto acadêmico institucional.

Até 15 de março eles passarão por uma comissão julgadora e, no dia 20 de março serão divulgados os trabalhos aprovados e que serão apresentados no Fórum.

Mais informações aqui.

Para inscrever os trabalhos os professores podem acessar aqui.