Nos Estados Unidos a sigla STEM é sinônimo de Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Mathematics (Matemática).

Mas no Brasil, a sigla ganhou um H por ser forte a conexão com cursos nas áreas de humanas. “Aqui predominam essas profissões, por isso acrescentamos o H”, revelou Fábio Reis, Diretor do Consórcio STHEM.

Um H a mais também pode significar mais harmonia entre os professores.  “Sempre me pergunto qual o nosso diferencial das demais iniciativas de inovação acadêmica. E já tenho a resposta: nós somos rede, e juntos podemos mais”, afirma Fábio.

A própria sala onde acontece o Consórcio STHEM chama-se Eric Mazur, um físico de Harvard que trabalha as metodologias por instrução por pares, ou seja, em equipe.

O Consórcio aposta na inovação para a mudança no cenário da educação brasileira. As 47 instituições consorciadas investem em seus professores, o que totaliza o valor total de US$ 180 mil na realização do processo de inovação.

“É mais comum vermos as instituições como concorrentes e não parceiras. Mas essa rede nos faz fortes. Quem sozinho iria fazer tamanho investimento?”, disse em uma das falas no evento, Professor Fábio Reis.

E isso é o que pensam também professores das IEs participantes:

“Esta será uma semana rica de conhecimento e de relacionamento. Todos juntos pela inovação.”
Professora Grasiele Nascimento – Diretora Operacional do UNISAL

“É preciso inovar e o Consórcio nos inspira a isso.”
Agostinho Carlos Oliveira – UNA (MG)

“Vale a pena inovar, tudo passa a fazer sentido, pois segue o caminho dos cenários e das demandas atuais.”
Benedito Almeida – UNISAL Lorena (SP)

“É preciso inovar para existir.”
Luciano Bezerra – UNIItalo (SP)

“Aprender juntos para aplicar em sala de aula.”
Jerley da Silva – UNIItalo (SP)

“O Consórcio é a oportunidade de modificar. Voltaremos para casa cheios de expectativas boas.”
Ana Pereira – UNIItalo (SP)

Sobre Consórcio

O Consórcio STHEM (iniciais em inglês de Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática) é inédito no país. A intenção é formar professores que sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na instituição em que trabalha. A Formação de 2017 entra em seu segundo dia, 23/05, e conta com a professora Rafaela Bueckmann Diegoli, Diretora do Departamento de Administração e Emprendimento Tecnológico de Monterrey no México.  Ela ministra workshop sobre o tema Educação Empreendedora.