Nesta segunda-feira (16) o Consórcio STHEM Brasil deu início ao IX Programa de Formação de Professores 2022, voltado para docentes das instituições consorciadas. O módulo 1, que vai do dia 16 ao dia 18 de maio, abordará 3 temas: “Desenho de Cursos Baseados em Soft Skills”, “Como Desenvolver o Protótipo de uma Aula com Base em um Desafio?” e “Como Preparar um Curso Híbrido?”.

O módulo será totalmente realizado de forma on-line e síncrona, via plataforma Zoom, e ministrado pelo diretor de Inovação Digital da ASU University Design Institute, Prof. Dale Johnson, e pela Designer Instrucional, EdPlus na Arizona State University, Tamara Mitchell.

O professor Dale Johnson foi o responsável por abordar o tema “Desenho de Cursos Baseados em Soft Skills” e, após uma breve apresentação, ele trouxe um panorama geral do assunto para introduzir os espectadores na temática do dia. Logo em seguida o professor dividiu os espectadores em salas simultâneas para estimular o debate.

A primeira pergunta respondida em grupo foi “Quais são as habilidades profissionais que os alunos precisam para ter sucesso?”, que teve como resposta, por parte dos participantes da formação, desde comunicação, autonomia, escuta ativa e empatia até a consciência crítica. “Fico contente de ver esse padrão e que pensamos em todas essas habilidades. Escuta ativa é uma das habilidades que eu tento trabalhar sempre, é o ato de utilizar as informações que nos foram passadas para tentar construir uma solução nova”, explicou Dale.

A segunda discussão tratou da justificativa que os professores apresentam para o desenvolvimento das soft skills dentro das salas de aula e teve como resultado a importância do mercado de trabalho, que cada vez têm valorizado mais essas habilidades não técnicas. Dale também ressaltou que “em primeiro lugar temos que pensar nos empregadores, mas o que comentamos aqui é que estamos falando de uma oportunidade maior, ao integrar o desenvolvimento de habilidades profissionais dentro de sala de aula vocês facilitam também a formação das redes de apoio social”.

Na última sessão em grupo os participantes foram estimulados a pensar em como os docentes podem ajudar os alunos a desenvolver as habilidades profissionais, e um dos principais pontos levantados pelos educadores foi a necessidade de relacionar o conhecimento acadêmico com a resolução de problemas reais da comunidade, que pode ser suprida por meio das atividades de extensão e de projetos que trazem problemas reais para serem resolvidos pelos estudantes.

Por fim, Dale Johnson agradeceu aos participantes, salientou que o que fizeram durante o primeiro dia de formação foi a chamada aprendizagem ativa e ainda lembrou que esse e outros recursos de aprendizagem serão explorados nos próximos dias da formação para que os docentes se familiarizem com essas ideias que não são novas, mas que estão sendo implementadas agora. “Se alguém te disser que odeia novas ideias, você pode falar que essa ideia tem 2500 anos”.

O primeiro módulo da formação tem os próximos encontros marcados para os dias 17 e 18 de maio, das 9h às 12h, via plataforma Zoom. Para sanar dúvidas é possível entrar em contato através do e-mail: consorciosthem@semesp.org.br.