Sthem Brasil IA - Contexto

Vivemos a Revolução 4.0, rodeados de sistemas ciberfísicos, onde o humano se mistura (se funde) com a máquina. Já não nos atende mais, tão somente, saber utilizar e conviver com tais máquinas. Saber “programá-las” passa a ser uma competência que não é exclusiva dos profissionais da área da Computação. Trata-se de uma “programação” que está além da automatização, além de um passo a passo estruturado, com comportamento estático e pré-definido. As máquinas evoluíram – a partir da evolução do homem -, e hoje elas simulam o nosso comportamento, aprendem conosco e nos ajudam a realizar uma série de tarefas, algumas delas, com velocidade e precisão inimagináveis e que não somos capazes de desempenhar com tal eficácia. Isso reflete em novos conhecimentos, habilidades e atitudes que a economia global e a sociedade passam a exigir e, como consequência, novas atividades profissionais. São estas novas atividades, por sua vez, que demandam das instituições de ensino, e com urgência, a elaboração ou reorganização de novos currículos, a experimentação e implementação de novos modelos, a oferta de novos conteúdos e práticas, todos eles, com vistas à formação de profissionais preparados para acompanhar e co-criar esta/nesta nova era.

OBJETIVO PRINCIPAL DO GRUPO DE TRABALHO

Preocupados com o atendimento desta demanda urgente, o Consórcio STHEM Brasil instaura o grupo de trabalho “STHEM Brasil IA”, que busca conhecer, pesquisar, discutir, experimentar, difundir, propor e criar soluções de Inteligência Artificial que sejam referência nas instituições consorciadas, disponibilizando-as para que possam ser adaptadas às suas necessidades acadêmicas e administrativas.

SURGIMENTO

O grupo de trabalho “STHEM Brasil IA” foi criado em 27/05/2020, a partir das discussões sobre Inteligência Artificial aplicadas na Educação, proferidas pelo Professor Dr. Kelly Parke, Arquiteto de Inteligência Artificial – York University | Toronto – Canadá, durante a VII Formação de Professores STHEM Brasil (Módulo 1) ocorrida em Maio de 2020.

Iniciativas em andamento

A partir da criação do grupo de trabalho “STHEM Brasil IA”, algumas iniciativas já estão em andamento:

 

  • Reuniões semanais com os membros do grupo de trabalho, no intuito de discutir e propor ações que possam fomentar a adoção de soluções de IA junto às IES consorciadas;
  • Capacitação exclusiva para professores partícipes do grupo de trabalho STHEM Brasil IA e da VII Formação STHEM Brasil, com vistas à conceituação e experimentação de técnicas utilizadas no design de soluções de IA aplicadas à Educação;
  • Estabelecimento de parceria com a Google Cloud como apoiador das iniciativas de pesquisa e criação de soluções de IA, desenvolvidas pelos membros especialistas do grupo de trabalho STHEM Brasil IA.
  • Criação de sub-grupos de trabalho
    • (sub-grupo STHEM Brasil IA Chatbot):
      • Estudo e design de soluções de IA aplicadas à Educação.
    • (sub-grupo STHEM Brasil IA Pesquisa):
      • Desenvolvimento de pesquisas científicas específicas no enfrentamento à COVID-19;
      • Desenvolvimento de pesquisas científicas gerais priorizando projetos de computação em nuvem.

Exemplos de projeto de sucesso: Projeto DNA do Brasil

O projeto DNA do Brasil, lançado em Dezembro de 2019, pretende mapear o genoma de toda a população brasileira. De acordo com os Especialistas, ao analisar o código genético completo de cada um de nós, será possível conhecer melhor sobre o nosso passado e combater doenças com maior precisão. O projeto utilizará os dados advindos do Elsa Brasil – Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto Brasileiro e cruzará os dados com do genoma de cada brasileiro. Os sequenciamentos serão feitos em um laboratório da Dasa, empresa, dona de marcas como Delboni Auriemo e Lavoisier, que investiu mais 6 milhões de reais em infraestrutura para esse projeto. Os dados produzidos serão armazenados e processados pelo Google Cloud.

Matéria na íntegra: https://saude.abril.com.br/medicina/dna-do-brasil-o-projeto-que-pretende-mapear-o-genoma-da-nossa-populacao/

Para entrar em contato com o Grupo de IA utilize o email: sthemia@semesp.org.br

STHEM BRASIL IA - Cursos

Realização

Patrocínio

Parceiros Estratégicos

Universidades Colaboradoras

Apoio