2º Encontro de Inteligência Artificial

2º Encontro de Inteligência Artificial

introdução

O grupo de inteligência Artificial do Consórcio Sthem Brasil existe desde 2020, foi criado por professores de entidades consorciadas do consórcio Sthem Brasil, que de forma orgânica iniciaram reuniões semanais para conversar sobre inteligência artificial e a aplicação da inteligência artificial na educação e nas IES.

É um grupo multidisciplinar tem como principal objetivo capacitar professores para utilizar a inteligência artificial em sala de aula e em projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. Desde a sua formação já elaborou e promoveu cursos de inteligência artificial para docentes, programas de formação profissional  para Google Cloud, dentre outros.

Uma das subáreas da Inteligência Artificial que mais se destacam é o Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), cujo objetivo é o desenvolvimento de técnicas e métodos para construir máquinas inteligentes, capazes de realizar tarefas cada vez melhor (BISHOP, 2006).

Machine Learning exige dados, ou melhor, grande volume de dados para o desenvolvimento de soluções do nosso cotidiano. Assim, os Cientistas de Dados conseguem construir Sistemas de Recomendação, Reconhecimento Facial, detecção de Doenças, detecção de fraudes e até geração automática de textos, imagens, sons, etc.

As aplicações de Machine Learning podem apoiar o trabalho em diversas áreas, como profissionais do direito, saúde (médicos, psicólogos, nutricionistas, etc), jornalistas, professores, entre outros. Estes profissionais terão que se adaptar em trabalhar com IAs, seja potencializando ou atuando como treinadores de técnicas que levarão a criação de modelos de Machine Learning.

Neste evento apresentaremos um exemplo prático de uso da IA no contexto educacional, um Framework para detecção de Sentimentos – com uso de dados do Twitter.

O Framework proposto consiste em um modelo organizacional e um conjunto de ferramentas disponibilizadas como licença de uso geral (GNU General Public License – GNU GPL). O processo inicia com a aquisição de dados do Twitter, através de um algoritmo personalizado (palavras chaves, tempo de coleta, conta para coleta, etc). Posteriormente é realizada a etapa de Análise de Dados, com o uso de Dashboard. Em seguida são aplicadas técnicas de Programação de Linguagem Natural para extração de sentimentos no Twitter. Assim é possível treinar modelos de Machine Learning para detectar sentimentos no contexto personalizado pelo educador, e assim, atribuir rótulos como: negativo, positivo ou neutro.

Por fim, é possível extrair dados do Twitter de modo, gerar análise de dados, gráficos interativos, nuvem de frequência de palavras extraídas dos tweets, treinamento e geração de modelos de Machine Learning para classificação desses dados

Data: 03/11

Horário: 16h

GRATUITO

Formato: roda de conversa

Programação

16h às 18h

Roda de Conversa sobre uso da IA no contexto educacional, exemplo prático de um Framework para detecção de Sentimentos – com uso de dados do Twitter.

Ruy Barbosa Figueiredo Junior

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). MBA – Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas (2006). Mestre em Administração na Faculdade Novos Horizontes (2019). Docente dos cursos de Engenharias, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação do Centro Universitário Newton Paiva. Ministra desde 2010 disciplinas relacionadas à infraestrutura de TI e de TA, redes de comunicação de dados e Internet, computação distribuída, arquitetura de computadores, auditoria e segurança da informação, sistemas operacionais, sistemas integrados de manufatura e Internet das coisas. É consultor nas áreas de infraestrutura e segurança da informação e inovação de processos e transformação digital. Possui mais de 32 anos de experiência profissional nas áreas de infraestrutura de TI, segurança da informação e inovação de processos, tendo executado diversos trabalhos de relevância nos segmentos de Mineração, reflorestamento, siderurgia, transportes coletivos, empresas de prestações de serviços e clubes de lazer. É integrante do grupo de pesquisa de Inteligência Artificial do Consórcio STHEM Brasil e do NIAN – Núcleo de Inteligência Artificial Newton.

Uipirangi Franklin da Silva Câmara

Pós-doutor em Direitos Humanos, Doutor e Mestre em Ciências da Religião. Especialista em Filosofia e Teoria do Direito e Tecnologias. Graduado em Filosofia e em Teologia.
Ainda, participou dos programas internacionais como: Project Management in Executive Education Program pela George Washington University. MBA Internacional em Gestão de Pessoas pela FGV e George Washington University.
É Professor do Centro Universitário UNIOPET e na Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. Membro e Pesquisador do Núcleo Paranaense de Estudos em Religião (NUPPER) e Pesquisador do CNPQ.
Avaliador ad hoc de Programas e Projetos da Secretaria Municipal da Educação/Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional de Curitiba e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – FAPITEC/SE; Consultor em Educação Superior; Pesquisador nos temas: Direitos Humanos, Religião, Protestantismo, Gênero, Hermenêutica, Teologia e Literatura, Diálogo Inter-religioso, Filosofia e Literatura, Inteligência Artificial, Metodologias Ativas, Educação, Novas Tecnologias e Design Instrucional.

Leticia Silva Garcia

Bacharel em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), Mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente, é professora titular na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, onde exerce a coordenação dos cursos de Sistemas de Informação e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas presenciais e Tecnólogo em Processos Escolares EaD. Coordena o Núcleo de Apoio à Inovação Pedagógica da Faculdade Dom Bosco. Tem ampla experiência em gestão acadêmica e formação de professores, sendo certificada para tal pelo Consórcio STHEM Brasil. Faz parte do grupo de IA do Consórcio desde a sua fundação. É entusiasta da Inovação e do Desenvolvimento de pessoas por meio do ensino superior. Desenvolve pesquisas na área de IA e sociedade 4.0, analisando seus impactos na construção social.

Michelle Hanne Soares de Andrade

São mais de 24 anos de experiência no segmento de Computação e Tecnologia da Informação, atuando na análise, coordenação e desenvolvimento de sistemas. Concomitante com a experiência prática, também atuo na educação com 12 anos de experiência em treinamentos de formação contínua, ensino técnico, graduação e pós-graduação. Mestre em Ciência da Computação pela UFMG e especialista em Inteligência e Contrainteligência pela Faculdade Pitágoras. Liderei e participei da equipe de implantação do Sistema Gestão em Saúde em Rede PBH e Sistema de Gestão de Convênios da Secretaria de Transporte e Obras Públicas de Minas Gerais. Atuei como microempresária no desenvolvimento de sistemas nos segmentos de varejo, medicina estética e gestão comercial. Expertise em Ciência de Dados, Machine Leraning, Engenharia de Software e Transformação Digital.

Material da apresentação