VIII Fórum do Consórcio STHEM Brasil

VIII Fórum do Consórcio STHEM Brasil será totalmente on-line e síncrono

VIII Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil busca socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das IES consorciadas. Esse encontro contempla a missão e valores do Consórcio STHEM Brasil ao considerar o compromisso com a qualidade, a cooperação entre as instituições, o engajamento e a capacidade de aprendizagem contínua, contribuindo para a formação de professores e gestores educacionais capazes de lidar com os desafios da sociedade.

O Fórum destina-se a professores, coordenadores e gestores educacionais das IES consorciadas ao Consórcio STHEM Brasil, bem como professores e profissionais da área de educação das demais instituições de ensino públicas e privadas de ensino básico e superior.

O evento ocorrerá totalmente no modelo virtual, de forma síncrona, através do Zoom, além da disponibilização dos vídeos através da plataforma Canvas, com apoio da UNIFENAS – Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas, MG


Data: 23, 24 e 25 de março de 2022

Local de realização: on-line e síncrono

Fique atento aos nossos canais oficiais de comunicação:

Site | Facebook | Instagram | LinkedIn

E-mail para dúvidas: consorciosthem@semesp.org.br

VIII Fórum do Consórcio STHEM Brasil

Datas
Docs
Materiais
Valores
Inscrições
Aprovados
Anais
Certificados
Pesquisa de satisfação
Vencedores

Datas importantes

AtividadeData
Lançamento do Editaldia 20 de dezembro de 2021
Submissão dos trabalhosde 20 de dezembro de 2021 a 10 de março de 2022 – PRORROGADO
Avaliação dos trabalhos25 de fevereiro até 17 de março de 2022
Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos18 de março de 2022
Divulgação da programação detalhada20 de março de 2022
Período de inscrição como ouvinte20 de dezembro até 21 de março de 2022
Apresentação dos trabalhos23, 24 e 25 de março de 2022

 

Material Palestra de Abertura

Material da Palestra de Abertura

Materiais Workshop 1: Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem na Área de Saúde

Material 1 – Norcini

Material 2 – Panuncio

Material 3 – Troncon

Material 4 – Checklist

Material 5 – Oficina 1

Material 6 – Oficina 2

Material 7 – NBME

Material 8 – UFJF Manual


Materiais do Workshop 2:
Avaliação em Cena: de que depende a aprendizagem?


Material – Inovação Acadêmicai


Materiais do Workshop 4: Elaboração de questões de prova para promoção de raciocínios complexos

Material 1 (Artigo) –

Material 2 (Artigo) –

Material 3 (Manual de Elaboração


 

Inscrições para o evento e workshop:

ValorDescrição
R$ 150,00Valor da Inscrição
R$ 50,00Valor para consorciado STHEM e associado Semesp
R$ 40,00Workshop individual – Cada workshop acrescentará R$ 40,00 ao valor de sua inscrição. Só será possível escolher um único workshop por pessoa.

ATENÇÃO: Os descontos para associados Semesp e Consorciados Sthem serão concedidos automaticamente após o participante informar o CNPJ da IES.

Inscrição no VIII Fórum Sthem Brasil

Aberto a todo o público

Observação: use o CNPJ da sua Instituição de Ensino na hora de escolher a forma de pagamento para garantir o desconto de associado STHEM e Semesp.

INSCREVA-SE


Plataforma de submissão de trabalhos (resumos e artigos)

PRORROGADO ATÉ DIA 10/03

Observação: ESTE ANO SERÁ NO GOOGLE FORMS

Submeta seu trabalho no VIII Fórum Sthem

Anais do Fórum STHEM Brasil

Para fazer download dos Anais do Fórum STHEM Brasil, clique nos botões abaixo:


Anais do VII Fórum – 2021

Anais do VI Fórum – 2020

Anais do V Fórum – 2019

Anais do IV Fórum – 2018

Anais do III Fórum – 2017

Anais do II Fórum – 2016


 

Em breve

 

AtividadeECOS JURÍDICOS: QUESTÕES JURÍDICO-AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA EMPREENDERARTIGOAÇÕES JUNTO A COMUNIDADE (ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE AÇÃO QUE BENEFICIA A COMUNIDADE EXTERNA)O USO DA INOVAÇÃO PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃOLUCAS AUGUSTO TOMÉ KANNOA VIEIRAJORGE HELENO COSTARAQUEL PRUDENTE DE ANDRADE NEDER ISSACAIO RODRIGUES DO VALEJOÃO BATISTA MOREIRA PINTOUNIDEP
Lançamento do EditalA EXTENSÃO DA LADA COMO INSTRUMENTO DE EFETIVIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADOARTIGOAÇÕES JUNTO A COMUNIDADE (ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE AÇÃO QUE BENEFICIA A COMUNIDADE EXTERNA)AÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (EVENTO, CURSOS, PROJETOS OU PROGRAMAS);LARA MAIA SILVA GABRICH    UNIFIPMOC
Submissão dos trabalhosPROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA ACOLHIMENTO DO IDOSO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIAARTIGOAÇÕES JUNTO A COMUNIDADE (ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE AÇÃO QUE BENEFICIA A COMUNIDADE EXTERNA)PRESTAÇÃO DE SERVIÇOPATRÍCIA MENDES DOS SANTOSELIANA CAMPELO LAGOIGO YOSSI LIMA FONSECAGISEUMA ALVES DA SILVA CARDOSO UNINOVAFAPI – AFYA
Avaliação dos trabalhosAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM USO DE RUBRICAS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃOARTIGOEDUCAÇÃO E  TECNOLOGIA (METODOLOGIAS ATIVAS. RECURSOS DIGITAIS. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. FORMAÇÃO DOCENTE.NIVEIS DE ENSINO)AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMRAFAEL ZAMPARDRIELLI MARAIZA CARDOSO PARIZDOUGLAS ZAMPAR  CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO
Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhosINTELIGÊNCIA EMOCIONAL E DOCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAARTIGOEDUCAÇÃO E  TECNOLOGIA (METODOLOGIAS ATIVAS. RECURSOS DIGITAIS. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. FORMAÇÃO DOCENTE.NIVEIS DE ENSINO)FORMAÇÃO DE PROFESSORESHIGOR DE SOUSA MOURAALESSANDRA APARECIDA DE CARVALHOLÍLIAN CRISTIANE MOREIRAMARCELE PEREIRA SILVESTRE GOTARDELO. UNINOVAFAPI
Divulgação da programação detalhadaA UTILIZAÇÃO DE MÚSICAS E LITERATURA, COMO METODOLOGIA ATIVA, NA COMPLEMENTAÇÃO DE CONTEÚDOS DE DISCIPLINAS DO CURSO DE DIREITO.ARTIGOEDUCAÇÃO E  TECNOLOGIA (METODOLOGIAS ATIVAS. RECURSOS DIGITAIS. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. FORMAÇÃO DOCENTE.NIVEIS DE ENSINO)IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ATIVAS PARA APRENDIZAGEM (METODOLOGIAS ATIVAS)MARCOS AURELIO DUSSOADRIANA PAULA ZAMIN SCHERER   FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE
Período de inscrição como ouvinteRELATO DE EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE MEDICINA DE UMA FACULDADE PARTICULAR EM PALMAS-TO.ARTIGOEDUCAÇÃO E  TECNOLOGIA (METODOLOGIAS ATIVAS. RECURSOS DIGITAIS. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. FORMAÇÃO DOCENTE.NIVEIS DE ENSINO)INICIAÇÃO CIENTIFICAALINE AIRES AGUIARJOÃO VICTOR MORAIS SILVAANTONIO VYCTTOR DE PÁDUA RIBEIROJORDANA LUCIO GARCIACÉSAR AULADINO LEITE FILHOITPAC
Apresentação dos trabalhosMATEMÁTICA NO YOUTUBE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIORARTIGOEDUCAÇÃO E  TECNOLOGIA (METODOLOGIAS ATIVAS. RECURSOS DIGITAIS. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. FORMAÇÃO DOCENTE.NIVEIS DE ENSINO)RECURSOS DIGITAISSANDRA BELLOLI DE VARGASADRIANA SCHERER   FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE
 PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: 2010-2019ARTIGOGESTÃO (PLANEJAMENTO. CONTROLE. PROJETOS PEDAGÓGICOS.AVALIAÇÃO DE PROCESSOS. MUDANÇA ORGANIZACIONAL)PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOFERNANDA LUIZA ANDRADE DE AZEVEDO    FACULDADE SANTO AGOSTINHO

 

Preparação para o Fórum

Assista o Workshop abaixo disponibilizado dia 14/03/2022

Atividades disponibilizadas on-line

Workshop

Compreendendo a Taxonomia de Bloom

 

Profa. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva – Prof. Colaborador – Consultora da Essência Educação. Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1988), especialização em Administração de Recursos Humanos pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1998). Cursa doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, Portugal, no programa de Educação Permanente, Comunitária e Educação de Adultos.

 

Programação: 23 de março de 2022 – 4ª. feira

Pré-conferência (Workshops)

Atividades disponibilizadas on-line para ingresso na sala a partir das 8h30
Horário dos Workshops: 9h às 12h

Workshop 1

Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem na Área de Saúde

Síncrono: link será enviado por e-mail a todos os inscritos no workshop. O acesso a sala será disponibilizado a partir das 8h30.

Materiais deste Workshop:

Material 1 – Norcini

Material 2 – Panuncio

Material 3 – Troncon

Material 4 – Checklist

Material 5 – Oficina 1

Material 6 – Oficina 2

Material 7 – NBME

Material 8 – UFJF Manual

Prof. Dr. Antônio Carlos de Castro Toledo Júnior – Médico infectologista Doutor em Infectologia e Medicina Tropical (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) – Mestre em Saúde Pública/Epidemiologia (Universidade Federal de Minas Gerais) – Especialista em Medicina de Viagem (International Society of Travel Medicine) – Especialista em Infectologia (Sociedade Brasileira de Iinfectologia) – Especialista em Clínica Médica (Sociedade Brasileira de Clínica Médica). Atualmente, sua carreira está focada na docência e na pesquisa em educação. Atua na Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), onde é pesquisador e professor adjunto. É Coordenador Geral da Medicina no Campus Belo Horizonte, responsável pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Medicina. Coordena o Internato de Clínica Médica e o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde. É revisor convidado de periódicos nacionais. Ex-Presidente da Sociedade Mineira de Infectologia. Publicou 42 artigos em periódicos especializados e 46 trabalhos apresentados em eventos científicos. Possui sete livros e três capítulos publicados. Na área de gestão foi o fundador e primeiro Coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, coordenador da Rede Própria de Serviços Médicos da Fundação Fiat, diretor geral do Hospital Municipal de Contagem e coordenador dos programas estaduais de HIV/Aids e Tuberculose de Minas Gerais. Trabalhou por 15 anos como gerente médico e consultor da Indústria Farmacêutica, com destaque para Biobrás, Roche e Genzyme.

O link para assistir o workshop será enviado através do e-mail usado na inscrição. 


Workshop 2

Avaliação em Cena: de que depende a aprendizagem?

Síncrono: link será enviado por e-mail a todos os inscritos no workshop. O acesso a sala será disponibilizado a partir das 8h30

Materiais deste Workshop:

Material – Inovação Acadêmica

Profa. Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis – Pro-reitora Academica da Unifaa. Possui graduação em LETRAS – Faculdades Integradas Teresa DAvila (1991) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2006).). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa e Língua Espanhola. Integrou a equipe do Laboratório de Inovação Acadêmica – LIA – do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2009 a 2018). Doutoranda no Instituto de Investigação Interdisciplinares em Estudos Contemporâneos, na Universidade de Coimbra, Portugal. Pesquisadora em Metodologias Ativas e Aprendizagem Ativa e Resultados de Aprendizagem (Outcomes Learning). Estagiou em MIT duas semanas para aperfeiçoar-se em WAC (2014). Participante em missões internacionais sobre Ensino Superior (Austrália, Canadá, Chile, China, Colombia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Portugal). Atua também na formação de professores, competência docente e suas dimensões, e realiza experiências práticas na área de metodologias ativas, aprendizagem ativa e avaliação processual. Presta consultoria com palestras, workshops e oficinas com foco na formação docente, metodologias ativas, aprendizagem ativa, sala de aula invertida, ensino híbrido e avaliação.

O link para assistir o workshop será enviado através do e-mail usado na inscrição.

Abertura do Evento

23/03/2022 – 14h às 14h30

Abertura do evento

Participantes:

  • Fabio José Garcia dos Reis – Presidente do Consórcio STHEM Brasil
  • Representante da UNIFENAS
  • Lúcia Maria Teixeira – Presidente do Semesp e Presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta
  • Nicolás Vergara – Head do Santander Universidades

Clique aqui para acessar o Zoom
assista ao vivo a abertura do Evento

23/03/2022 – 14h30 às 15h30

Palestra de Abertura:

Futuro da Educação Superior

Prof. José Escamilla – Diretor Associado do Instituto para O Futuro da Educação – Tecnológico de Monterrey Ph.D. em licenciatura em Ciência da Computação pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, França, e M.Sc. Licenciado em Ciência da Computação pela mesma Universidade. Especialista em gestão da inovação e na concepção, gestão, implementação, avaliação e pesquisa de programas de e-learning (online) e m-learning (aprendizado móvel) para educação continuada e ensino superior. Responsável pelos Serviços Centrais de Inovação Educacional do Tecnológico de Monterrey, que incluem: Observatório de Inovação Educacional, Novus, Experimentação e Impacto, Conversas de Inovação, Conferência Internacional sobre Inovação Educacional, Centro IDEA (Inovação em Design de Aprendizagem), Fábrica de Cursos online e Aprendizagem Tecnologias.

Material da Palestra de Abertura

23/03/2022 – 16h às 18h

Apresentação de Trabalhos

Temática: AÇÕES JUNTO A COMUNIDADE

(Estratégias inovadoras de ação que beneficia a comunidade externa)


SALA 1 – dia 23/03 – das 16h às 18h

A EXTENSÃO DA LADA COMO INSTRUMENTO DE EFETIVIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO
Lara Maia Silva Gabrich

A METODOLOGIA ATIVA COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO SEXUAL
Maria Dilce Wânia Rodrigues de Almeida do Nascimento

MARMITA SAUDÁVEL SOB A ÓTICA DO ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE (ESG)
Mônica de Almeida Lima Alves

OS DESAFIOS DA HUMANIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE ALDEIA GLOBAL.
Ana Claudia Lima

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE IDENTIDADE DOCENTE – SEMEAR
Adriéli Flávia Tonello

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR II NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Ana Carolina Pereira

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 2 – dia 23/03 – das 16h às 18h

ECOS JURÍDICOS: QUESTÕES JURÍDICO-AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA EMPREENDER
Lucas Augusto Tomé Kannoa Vieira

DISPENSADOR IOT DE ÁLCOOL MONITORADO POR APLICATIVO DE CELULAR
Celso de Ávila Ramos

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


Temática: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

(Metodologias ativas. Recursos Digitais. Avaliação da aprendizagem. Formação Docente.Niveis de ensino)


SALA 3 – dia 23/03 – das 16h às 18h

A PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOLOGIAS ATIVAS
Rodrigo Ventura Rodrigues

ATENDIMENTO SIMULADO VIA WEB-OSCE DE UMA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
Denise Mota Araripe Pereira Fernandes

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM USO DE RUBRICAS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Rafael Zampar

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA
Humberto Gabriel Rodrigues

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA PANDEMIA POR SARSCOV-2 NO APRENDIZADO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA
Felipe Camargo Munhoz

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 4 – dia 23/03 – das 16h às 18h

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO OBJECTIVE ESTRUCTURED CLINICAL EXAMINATION – OSCE NO CURSO DE FISIOTERAPIA
Ana Paula dos Santos Xavier Braga

LETRAMENTO ACADÊMICO NO CURSO ENGENHARIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM MONTES CLAROS (MG)
Rennê Flávio Lopes Santos

SOFT SKILLS: A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL – UM ESTUDO DE CASO
Camila da Silva Sotero

A RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Marcele Pereira Silvestre Gotardelo

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E DOCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Higor de Sousa Moura

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 5 – dia 23/03 – das 16h às 18h

A UTILIZAÇÃO DE MÚSICAS E LITERATURA, COMO METODOLOGIA ATIVA, NA COMPLEMENTAÇÃO DE CONTEÚDOS DE DISCIPLINAS DO CURSO DE DIREITO
Marcos Aurelio Dusso

DA APLICAÇÃO PRÁTICA DO MODELO ANDRAGÓGICO SOBRE A FORMAÇÃO DO SUJEITO DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Leidiane Santos Dourado

ENSINO BASEADO EM PROJETOS REAIS DE ENGENHARIA E APLICAÇÃO DE LABORATÓRIO PRÁTICOS REMOTOS
Rodrigo Baleeiro Silva

IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA UTILIZANDO A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP)
Ligiane Aparecida Florentino

MÉTODOS ATIVOS APLICADOS NO ENSINO SUPERIOR
Tyellen Sany Cruz dos Reis

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 6 – dia 23/03 – das 16h às 18h

MODELOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE EMBRIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS INOVADORAS USANDO METODOLOGIA ATIVA.
Evelin Santos Oliveira

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Caroline Mesquita Antunes

O DESAFIO DA PRÁTICA DA SALA DE AULA INVERTIDA EM AMBIENTE VIRTUAL PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Aloísio Lélis de Paula

O USO DA AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO FORMATIVO COMBINADO COM METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DESENHO EM UM CURSO DE ENGENHARIA
Rafael Hauckewitz Todaro

O USO DOS JOGOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO
Monique Terra e Silva

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 7 – dia 23/03 – das 16h às 18h

OBSERVATÓRIO DE PRÁTICAS DO ENSINO JURÍDICO (OPEJ)
Giselle Leite Franklin von Randow

OFICINAS DA OAB: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO ENSINO HÍBRIDO E DA SALA DE AULA INVERTIDA
Vânia Ereni Lima Vieira

PERCEPÇÃO CORPORAL: AJUDANDO FUTUROS MÉDICOS A UTILIZAREM AS MÃOS
Rafael Lara de Freitas

PROJECT BASED LEARNIING: PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Gildo Felipe Bernardo

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 8 – dia 23/03 – das 16h às 18h

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE MEDICINA DE UMA FACULDADE PARTICULAR EM PALMAS-TO.
Aline Aires Aguiar

MATEMÁTICA NO YOUTUBE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Sandra Belloli de Vargas

O E-PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO CURSO E NA CLÍNICA-ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIFIPMOC
Elisa Maia Velloso Caldeira

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


Temática: Gestão

(Planejamento. Controle. Projetos Pedagógicos.Avaliação de Processos. Mudança Organizacional)


SALA 9 – dia 23/03 – das 16h às 18h

EDUCAÇÃO JURÍDICA REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Cynara Silde Mesquita Veloso

OS DESAFIOS DA GESTÃO ACADÊMICA DIANTE DAS MUDANÇAS DESENCADEADAS PELA PANDEMIA DO COVID-19
Kelly Aparecida Torres

PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: 2010-2019
Fernanda Luiza Andrade de Azevedo

PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA ACOLHIMENTO DO IDOSO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
Patrícia Mendes dos Santos

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom

Programação: 24 de março de 2022 – 5ª. feira

Pré-conferência (Workshops)

Atividades disponibilizadas on-line para ingresso na sala a partir das 8h30
Horário dos Workshops: 9h às 12h

Workshop 3 – CANCELADO

Avaliação formativa e somativa no ensino médio

Dra. Lina Kátia Mesquita de Oliveira – Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é coordenadora da unidade de avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd/UFJF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação, políticas públicas, escala de proficiência e educação matemática.

Workshop 4

Elaboração de questões de prova para promoção de raciocínios complexos

Síncrono: link será enviado por e-mail a todos os inscritos no workshop. O acesso a sala será disponibilizado a partir das 8h30

Profa. Dra. Bruna Casiraghi – Doutora em Ciências da Educação, especialidade Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho – Portugal, Mestre em Educação – Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduada em Psicopedagogia pela UNIFOA e em Psicologia Jurídica pela UCAM, possui graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Formada no Programa de Enriquecimento Instrumental níveis 1 e 2. Atualmente trabalha no Centro Universitário Volta Redonda como responsável pelo Setor Pedagógico Institucional, é membro da Comissão Própria de Avaliação e Coordenadora Master da Equipe Multidisciplinar, é pesquisadora da equipe do Observatório da Educação Superior e e leciona disciplina de Psicologia para cursos da área da saúde e Teorias da Aprendizagem.

O link para assistir o workshop será enviado através do e-mail usado na inscrição. 

Apresentação de Trabalhos

24/03/2022 – 14h às 16h

Apresentação de Trabalhos

Temática: AÇÕES JUNTO A COMUNIDADE

(Estratégias inovadoras de ação que beneficia a comunidade externa)


SALA 1 – dia 24/03 – das 14h às 16h

UM PASSO CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Mauricio Jacobi dos Santos

TODXS: INCLUSÃO SOCIAL E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Raquel Prudente de Andrade Neder Issa

TIA: TI PARA ACESSIBILIDADE – ROMPENDO BARREIRAS COM A TECNOLOGIA
Miguel Gabriel Prazeres de Carvalho

SURDEZ: FORTALECENDO A INCLUSÃO COM AS MÃOS E A EMPATIA NOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS
Christiana Almeida Salvador Lima

REDE COLABORATIVA UNESPIANO – PROGRAMA DE EXTENSÃO DA UNESP PARCERIA COM ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
ANNA CLAUDIA AGAZZI

QUEM ENSINA APRENDE AO ENSINAR”: RELATO SOBRE PROJETO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM DIREITOS HUMANOS
Diná da Rocha Loures Ferraz

PROJETO SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – PSCA
Glenia Junqueira Machado Medeiros

PROJETO LEVEZA – UNINOVAFAPI ACOLHENDO E CUIDANDO DA PESSOA COM OBESIDADE
Norma Sueli Marques da Costa Alberto

PROJETO DE LEITURA: LER É CONSTRUIR PONTES
Elizane Pereira Lima Mesquita

PROJETO CRESCER SAUDÁVEL: UMA AÇÃO DE EXTENSÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE SERVIÇO, ENSINO E COMUNIDADE
Silvana Alberton

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 2 – dia 24/03 – das 14h às 16h

PROJETO “TODA VIDA IMPORTA”
Theonas Gomes Pereira

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO –  UNIDEP NA ESTRADA GAME
Eliziane Priscila Andolhe

O AGRONEGÓCIO NA ERA COVID: COMÉRCIO EXTERNO ENTRE BRASIL E MÉXICO
João Conrado de Amorim Carvalho

NUTRICIONISTAS DA ALEGRIA: INTERAÇÃO DO LÚDICO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Luciana Melo de Farias

DOENÇA PERIODONTAL: EXTENSÃO PARA PREVENÇÃO
Ana Lucia Roselino Ribeiro

DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA ENQUANTO PERSPECTIVAS EXTENSIONISTAS E DE ENSINO ATIVO
Rafael Ademir Oliveira de Andrade

DIGITAL EXCHANGE: INTERCÂMBIO INTERNACIONAL
Pedro Henrique Peres Roriz

DIA D DO ENEM
José Leandro Felizardo Silva

DESIGN THINKING NA CULTURA DE ATENDIMENTO HUMANIZADO NA MATERNIDADE DO HSJB – HOSPITAL SÃO JOÃO BATISTA, VOLTA REDONDA
Patricia Soares Rocha Alves

CONTRATURNO ESCOLAR, O ESPORTE CONECTANDO ESCOLA E UNIVERSIDADE
Leonardo de Ross Rosa

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 3 – dia 24/03 – das 14h às 16h

ATIVIDADE DE EXTENSÃO NA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Tatiana Guinoza Matuda Masaoka

AS RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL: A PRODUÇÃO DA MOSTRA AUDIOVISUAL DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
João Pedro Cardoso Faccio

AÇÃO EDUCACIONAL LIBERTADORA: PROJETO REMIÇÃO PELA LEITURA
Flavia Magela Rezende Ferreira

AÇÃO DE EXTENSÃO JUNTO AOS ATINGIDOS PELAS ENCHENTES DO RIO TOCANTINS EM MARABÁ-PA – A MEDICINA E A COMUNIDADE
Luciana Pereira Colares Leitao

A LIGA ACADÊMICA DE DIREITOS HUMANOS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Taise Daiana Lopes Lessa Vieira

PROJETOS INTEGRADORES E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE ENFERMAGEM
Thayná Eduarda Marcelino

A INTERVENÇÃO DA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DA FASASETE E A EFETIVIDADE DO DIREITO À MORADIA DIGNA
Igor Alves Noberto Soares

INTEGRAÇÃO DO ENSINO E EXTENSÃO: ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM CLÍNICA TERAPÊUTICA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS
Marisa de Matos Ferraz Pêgo

INTEGRAÇÃO ENSINO-EXTENSÃO NOS CURRÍCULOS DA ÁREA DE SAÚDE
Laila Cristina Moreira Damázio

PROJETO INTEGRADOR: UMA FERRAMENTA QUE VISA APRIMORAR A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM
Jane Daisy de Sousa Almada Resende

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


Temática: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

(Metodologias ativas. Recursos Digitais. Avaliação da aprendizagem. Formação Docente.Niveis de ensino)


SALA 4 – dia 24/03 – das 14h às 16h

RELATO DE EXPERIENCIA DAS PRÁTICAS DE SAUDE COLETIVA COM ALUNOS DO QUARTO ANO DE MEDICINA
Renato Passos

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATIVO NA MEDICINA: UM RELATO ENVOLVENDO O CICLO DE DEBATES SÍNCRONO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO
Rachel C. Fonseca

VIVÊNCIA DA APRENDIZAGEM EM PEQUENOS GRUPOS (APG) COM ALUNOS DO PRIMEIRO PERÍODO NO CURSO DE MEDICINA ITPAC/PALMAS
Nadine Cunha Costa

VINHETAS CLÍNICAS NA AVALIAÇÃO COGNITIVA DO DISCENTE DE MEDICINA
Gabrielle Agostinho Rolim Marques

USO DO SOCRATIVE COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE
João Victor Alves Oliveira

ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO COM ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA DISCENTES DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA: UM RELATO DE CASO
Carolina Vilaça Santana de Araújo

PROVA PRÁTICA: VANTAGENS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Thales de Almeida Pinheiro

O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Maria Eugênia de Carvalho e Silva

NÍVEIS DE CONFIANÇA EM PROVAS OBJETIVAS DA DISCIPLINA SISTEMA ORGÂNICOS INTEGRADOS DO CURSO DE MEDICINA
Nubia Cristina de Freitas Maia

METODOLOGIA ATIVA NO APRENDIZADO DE NEURORRADIOLOGIA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Carla Maria Soares Brito

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 5 – dia 24/03 – das 14h às 16h

MELHORIA DO DESEMPENHO DO OSCE: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO UNIFACIG
Soraia Ferreira Caetano de Carvalho

IMPRESSÕES SOBRE O DESEMPENHO DE ALUNOS DE MEDICINA EXPERIENTES EM METODOLOGIAS ATIVAS
Fernando Luiz Lima de Oliveira

FEEDBACK COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE CLINICA CIRÚRGICA I
Claudio Henrique Clementes Fernandes

COMO AVALIAR COMPETÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PILOTO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Kastelli Pacheco Sperandio

AVALIAÇÃO FORMATIVA EM CONTEXTO HÍBRIDO EM CURRÍCULOS POR COMPETÊNCIAS EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SÃO LUÍS, MA
Maurício José Morais Costa

AVALIAÇÃO DE MAPAS MENTAIS ELABORADOS EM PEQUENOS GRUPOS: ANÁLISE DE CORRELAÇÃO COM OUTRAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
Daniel Riani Gotardelo

APLICAÇÃO DE MÉTODO TEAM BASED LEARNING COMO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO EM CURSO DE MEDICINA
Maria Cristina Tommaso

APLICABILIDADE DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO APRENDIZAGEM COMO APOIO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IEMA
Allisson Jorge Silva Almeida

ABORDAGEM AVALIATIVA LONGITUDINAL INDIVIDUAL E POR EQUIPES NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gilberto Portela Silva

A UTILIZAÇÃO DE GRUPOS COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Celina Maria Frias Leal Martins

A CRIAÇÃO DE UM BLOG SOBRE EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA AVALIATIVA
Teresa Raquel Conte Demarco

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


Temática: GESTÃO

(Planejamento. Controle. Projetos Pedagógicos.Avaliação de Processos. Mudança Organizacional)


SALA 6 – dia 24/03 – das 14h às 16h

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DINÂMICA DOS 3 Q’S PARA COLETA DE FEEDBACKS IMEDIATOS SOBRE O OSCE
Thayane Albuquerque Alves dos Santos

OS DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE UM CONTEXTO PÓS- PANDÊMICO
Valéria Silva de Brito

AVALIAÇÃO DO INTERNATO RURAL EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE EM CAJUEIRO DA PRAIA-PI: REFLEXÃO PARA GESTÃO
Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves val

ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS INOVADORAS PARA O INTERNATO MÉDICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Francisca Pereira dos Santos

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DE ALUNOS DE MEDICINA
Roberya Viana de Barros

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CÁLCULO: UM OLHAR PARA OS ANAIS DO FÓRUM DO CONSÓRCIO STHEM
Alcione Cappelin

AULA+: O PROJETO DE PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO DA UNIVATES
Tiago Weizenmann

ACOMPANHAMENTO DOS DISCENTES DE MEDICINA UMA ESTRATÉGIA DE ESCUTA PELO NÚCLEO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE
Jandira Silva da Silveira

AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL: UM OLHAR PARA OS ESTUDANTES DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO UNIDEP – PR
Jaqueline Bernardi Ferreira

BNCC E O NOVO DESENHO CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Maria Cristina Fumie Iwama de Mattos

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


Temática: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

(Metodologias ativas. Recursos Digitais. Avaliação da aprendizagem. Formação Docente.Niveis de ensino)


SALA 7 – dia 24/03 – das 14h às 16h

USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS
Felipe Proenço de Oliveira

RELATO DE VIVÊNCIA SOBRE OFICINA DE CONCEPÇÃO À REESTRUTURAÇÃO DE ITENS
Eveline de Almeida Silva Abrantes

PROJETO SALA DE PROFESSOR: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO
Vanessa Meneses de Brito Campelo

PODCAST E SUAS POTENCIALIDADES: ATUALIZAÇÃO DOCENTE EM FERRAMENTAS DIGITAIS
Rosângela de Oliveira Siede

PLANEJAMENTO DE ENSINO COM OS PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO COM A UTILIZAÇÃO DO FISH BOWL
Elenir Cardoso Figueiredo

O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Margareth Hasse

FORMAÇÃO DOCENTE GAMIFICADA PARA UM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA
Mauricio José Morais Costa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ORIENTADORES: INVESTIMENTO EM PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR DO GRUPO AFYA
Nelzir Martins Costa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESAFIOS DA RETOMADA PRESENCIAL
Luis Vinicius do Nascimento

DESAFIOS DO ENSINO DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Andréia Andrade dos Santos

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 8 – dia 24/03 – das 14h às 16h

COMPARTILHAMENTO DE EXPRÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E ACOLHIMENTO DOCENTE
Juliana Rodrigues Brommonschenken Dias

AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE BELL HOOKS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marcelo Brito

A IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROFESSORES INSPIRADORE
Valéria Monção Vasconcellos

QUÍMICA ORGÂNICA E AS PORÇÕES MÁGICAS
Genival Gomes Da Silva Júnior

ENGENHARIA CIVIL: UMA ALTERNATIVA PARA CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Carolina Bruski Gonçalves

ANATOFÁCIL: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
Martinelle Ferreira da Rocha Taranto

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 9 – dia 24/03 – das 14h às 16h

FOMENTO À ECONOMIA CIRCULAR E CONSUMO CONSCIENTE: O CASO DO DESAPEGA UNIPTAN
Mayara Haddad Borges

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DA PESQUISA AÇÃO NO CURSO DE MEDICINA
Karina Donizete Martins

SOLUCIONAR – ACESSO À JUSTIÇA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO JURÍDICO
Jorge Heleno Costa

PRODUÇÃO ACADÊMICA NA GRADUAÇÃO: DESAFIOS E ADAPTAÇÃO NA PANDEMIA
Edinaura Rios Cunha

EXPERIENCIA SENSORIAL DURANTE A APRENDIZAGEM DA DILATAÇÃO CERVICAL NA SIMULAÇÃO DO TRABALHO DE PARTO
Mendes, R. W. M

EVENTO CIENTÍFICO COMO PRÁTICA DIFERENCIADA EM UM CURSO DE MEDICINA
Adriele Karlokoski

APRENDIZAGEM ATIVA APLICADA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Ana Silvia Suassuna Carneiro Lúcio

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO MÉDICA. RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Antonio de Oliveira Santos

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


 

16h15 – 18h

Apresentação de Trabalhos

Temática: GESTÃO

(Planejamento. Controle. Projetos Pedagógicos.Avaliação de Processos. Mudança Organizacional)


SALA 1 – dia 24/03 – das 16h15 às 18h

O USO DE UM CONCURSO CULTURAL COMO METODOLOGIA PARA ABORDAR O TEMA: SUSTENTABILIDADE
Yamba Carla Lara Pereira

O USO DO SHAREPOINT COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO PARA A GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
Talyta Resende de Oliveira

CRIAÇÃO DA REVISTA CIENTÍFICA DE ACESSO ABERTO EM FORMATO DIGITAL – O CASO DA REVISTA CIENTÍFICA DO TOCANTINS, ITPAC PORTO
Larissa Jácome Barros Silvestre

QUARTA-FEIRA DA CPA: UMA ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO E APROPRIAÇÃO EM UMA IES
Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves Val

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO ATENDIMENTO DE PESSOAS SURDAS NO SERVIÇO DE UMA IES PRIVADA E SEU CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE
Sandra Vieira de Oliveira

TRILHA DE DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL
Brenda Gabriela Favretto da Silva

A UTILIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO FORMA DE ALCANÇAR O OBJETIVO ALMEJADO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Tereza Cristina Sader Vilar

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS COLABORADORES DE UMA IES
Sérgio Ricardo Bezerra Dos Santos

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


Temática: AÇÕES JUNTO A COMUNIDADE

(Estratégias inovadoras de ação que beneficia a comunidade externa)


SALA 2 – dia 24/03 – das 16h15 às 18h

PROJETO INTEGRADOR: PREVENÇÃO E COMBATE À AIDS
Thaisa de Almeida Pinheiro

PROJETO INTEGRADOR: DESENVOLVIMENTO DE SOFT E HARD SKILLS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR – UNIDEP PR
Graciela Gregolin

PROJETO INTEGRADOR: CARTILHA DE CUIDADOS ODONTOLÓGICOS EM BRAILLE
Ana Lucia Roselino Ribeiro

ODONTOLOGIA NA PRÁTICA: VIVÊNCIAS EM ATENDIMENTOS NA ZONA RURAL DE PORTO NACIONAL – TO
Luís Otavio Jonas

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE PACIENTES PÓS-COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Adelaide do Carmo Magalhães de Andrade

DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE APLICATIVO PARA ECOGESTÃO DO EXAME DE PAPANICOLAU REALIZADO EM UM AMBULATÓRIO ESCOLA
Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA ACADÊMICOS: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE EGRESSOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DO UNIDEP
Suzane Skura

ATENDIMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS FAVORECEM A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
Clarice Donizete da Silva Santos

ALFABELETRANDO – LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO – UMA PARCERIA ENTRE IES E EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PROMOÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
Grasiela Kieling Bublitz

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


Temática: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

(Metodologias ativas. Recursos Digitais. Avaliação da aprendizagem. Formação Docente. Níveis de ensino)

SALA 3 – dia 24/03 – das 16h15 às 18h

UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE DE SEGMENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Antonione Santos Bezerra Pinto

USO DO INSTAGRAM COMO METODOLOGIA ATIVA COMPLEMENTAR NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL
Adriana Bozzi

USO DE GRAVAÇÃO DE VÍDEOS COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL
Raduan Krause Lopes

TRANSPOSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO ONLINE: O MUNDO REAL DOS PROJETOS NO ESPAÇO VIRTUAL
MARCIA CRISTINA GONÇALVES DE OLIVEIRA HOLLAND

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE SUPORTE AO ENSINO DE HISTOLOGIA
Wadson Rodrigues Lima

PLATAFORMA KAHOOT: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO DE ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO
Igor Ramos Rosa

PLATAFORMA DE LIVRE ACESSO PARA O AUTOCUIDADO POR MEIO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS)
Luisiane de Avila Silva

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
Ciberio Landim Macedo

O USO DO PERUSALL EM DISCIPLINAS DE HISTÓRIA DA ARTE
Patrícia Martins Santos Freitas

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 4 – dia 24/03 – das 16h15 às 18h

O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DE ENSINO EM ANATOMIA PATOLÓGICA
Nayze Lucena Samgreman Aldeman

O USO DA PLATAFORMA UPTODATE COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AO ENSINO MÉDICO
Fabiana De Andrade Bringel

NEUROARTE: O USO DAS TICS NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O MANEJO DA DEMÊNCIA SENIL
Pablo Cleber Sousa Lopes Sales

METODOLOGIAS ATIVAS E STREAMING NA APRENDIZAGEM: VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA
Igo Yossi Lima Fonseca

JOGOS DE REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTAS DE SUPORTE AO ENSINO MÉDICO DURANTE A PANDEMIA
Lucas Alves De Andrade

GAMIFICANDO AS AULAS REMOTAS DE TOPOGRAFIA COM O SOCRATIVE
Denise Cardoso Guimarães

ENSINO HÍBRIDO SÍNCRONO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1. UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA
Andreia Destro

DESIGN E INOVAÇÃO NOS PROCESSO DE APRENDIZAGEM APLICADOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Eliane Weizmann

DESAFIOS DA DOCÊNCIA: DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA TECNOLÓGICA EM REGIME REMOT
Keli Starck

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 5 – dia 24/03 – das 16h15 às 18h

COMPREENDENDO E SUPERANDO OS DESAFIOS DAS DISCIPLINAS HIBRIDAS
Carla Andreia Resende Rodrigues

APRENDIZADO BASEADO NA PLATAFORMA INTERATIVA WOOCLAP NAS AULAS VIRTUAIS DE ANATOMIA HUMANA
Antônio de Pádua Rocha Nóbrega Neto

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E APROXIMAÇÃO COM O DISCENTE DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE CONSTRUÇÃO
Ana Paula Gonçalves

A UTILIZAÇÃO DO BINGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE
Renilson Rodrigues da Silva

A UTILIZAÇÃO DE PODCASTS NO ENSINO SUPERIOR: SALA INVERTIDA A PARTIR DE MÍDIAS SOCIAIS
Leonardo Audálio Ferreira Nascimento

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO GENOGRAMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Sara Janai Corado Lopes

A INTERDISCIPLINARIDADE E A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE FRENTE AS DISCUSSÕES DOS FÓRUNS DAS TICS
Ana Rachel Oliveira de Andrade

A IMPRESSORA 3D NO ENSINO DA QUÍMICA
Maria Eduarda Gonçalves Lousada

A ASSOCIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Vanderléa Aparecida Silva Gonzaga

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 6 – dia 24/03 – das 16h15 às 18h

WORLD CAFÉ “COMO FERRAMENTA AUXILIAR DE APRENDIZAGEM ATIVA NAS AULAS DE ANATOMIA HUMANA PARA O CURSO DE MEDICINA
Bruno Luis Lima Soares

VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Adriano Luiz Roma Vasconcelos

VÍDEOS INFORMATIVOS:PROPOSTA PEDAGÓGICA EM AULAS PRÁTICAS ON-LINE NA PANDEMIA
Diêgo Andrade de Oliveira

VENCENDO BARREIRAS EM PERÍODOS DE AULAS REMOTAS: UMA FORMA DESCONTRAÍDA DE PREPARAÇÃO PARA AVALIAÇÕES
Sayron Reis

UTILIZANDO TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE INTEGRAL DUPLA: MÉTODO JIGSAW
Karina Bradaschia Rocha

UTILIZANDO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO ALIADOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Giselle Maria Ferreira Lima Verde

UTILIZAÇÃO DE MEMES COMO RECURSO DE ENGAJAMENTO E PARTICIPAÇÃO EM DISCIPLINAS PREPONDERANTEMENTE TEÓRICAS
Pedro Arruda Junior

UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO MÉTODO ATIVO NO APRENDIZADO DA HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA
Kleber Alves Gomes

USO DO SOCRATIVE COMO FERRAMENTA DE GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA REMOTA
Indira Queiroz Macambira Bezerra

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


 

SALA 7 – dia 24/03 – das 16h15 às 18h

USO DO PECHAKUCHA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Magda Rogéria Pereira Viana

USO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL PARA PROMOÇÃO DE HABILIDADES COMPORTAMENTAIS
Carlos Renato Zacharias

USO DE PODCAST COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA MÉDICA
André Fabricio Pereira da Cruz

SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA MÉDICA
André Fabricio Pereira da Cruz

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO DOS ACS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA
Rennan Silva

USO DE METODOLOGIA ATIVA EM AMBIENTE DE APRENDIZADO PRESENCIAL
Thais Portela Teixeira Campelo

USO DE IMAGENS EM ARQUIVO PDF COMO FORMA DE ATIVIDADE EM LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA
Renandro de Carvalho Reis

USO DA TECNOLOGIA MENTIMETER NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Francisca Cecília Viana Rocha

USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O RACIOCÍNIO ANATÔMICO
Juliana de Castro Vilanova

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 8 – dia 24/03 – das 16h15 às 18h

USO DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES E DRAMATIZAÇÃO NO ENSINO DE IMUNOLOGIA BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mariana Barreto Serra

USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS
Renata Pinto Ribeiro Miranda

USO DA DRAMATIZAÇÃO TEATRAL COMO FERRAMENTA MOTIVADORA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICO
Leocádia Orsato Brufati Fagundes

HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
Leocádia Orsato Brufati Fagundes

UM NOVO TEMA, UMA NOVA ABORDAGEM, UM NOVO PRODUTO: PRODUÇÃO DE EBOOK COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MICROBIOTA E SISTEMA IMUNE NO CURSO MÉDICO
Marileia Chaves Andrade

UM MÉTODO PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CRIADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TCC DA UNIFIPMOC
Ana Paula de Souza Reis Assis

APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE COMO METODOLOGIA ATIVA APLICADA AO CURSO DE DIREITO DA UNIFIPMOC
Ana Paula de Souza Reis Assis

TRADUÇÃO DO EXAME FÍSICO COM TERMOS DA SABEDORIA POPULAR PARA A SEMIOLOGIA E TERMOS MÉDICOS
Camila Silveira Silva Teixeira

TEATRO INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA ATIVA DE ENSINO
Karin Carla dos Santos Schmidt

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 9 – dia 24/03 – das 16h15 às 18h

SESSÃO CLINICA: UM ESPAÇO DESTINADO À DISCUSSÃO DE CASOS CLINICOS
Rone Antonio Alves de Abreu

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Elisa Maia Velloso Caldeira

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO HÍBRIDO DE ENDODONTIA
Carlos Alberto Monteiro Falcão

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES EM ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. RELATO DE EXPERIÊNCIA
Bruna Silva De Lima Borgato

ROLE-PLAYING COMO ESTRATÉGIA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL NA MEDICINA
Ariane Viana Martins

RELATO DE EXPERIÊNCIA: SERIOUS GAME NA ENFERMAGEM
Fabiana Rosa de Oliveira Nink

APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: TERRITÓRIO E SEUS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE – DSS
Fabiana Rosa de Oliveira NInk

RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO
Renata Ribeiro Durães

DINÂMICA COM FOLHA DE PAPEL: TÉCNICA PARA TRABALHAR REFLEXÕES SOBRE ASSISTÊNCIA/VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR
Tereza Mitsunaga Kulesza

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


 

Programação: 25 de março de 2022 – 6º feira

25/03/2022 – 9h às 10h30

Apresentação de Trabalhos

Temática: Implementação de estratégias ativas para aprendizagem

(Metodologias ativas)


SALA 1 – dia 25/03 – das 9h às 10h30

QUEBRANDO A CABEÇA: CÉLULA PROCARIÓTICA, EUCARIÓTICA ANIMAL OU VEGETAL?
Samyra Giarola Cecílio

PROTAGONISMO DISCENTE NO ENSINO HIBRIDO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Yúla Pires Da Silveira Fontenele De Meneses

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE EDUCACIONAL BASEADO NO DESIGN THINKING EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
Daniel Matos Pereira

PROJETO INTEGRADOR IV: O PBL ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA EM PROBLEMAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Poliana Martins

PROJETO CRIAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDO EM METODOLOGIAS ATIVAS – GREMAU
Carmen Viana Ramos

PROJETO “CARTAS PARA DOM BOSCO”: ENGAJAMENTO POR AMOREVOLEZZA
Débora Cristina Holenbach Grivot

PRODUÇÃO DE JORNAL ACADÊMICO COMO MODO DE PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS
Luiza Márcia Carvalho Dos Reis

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 2 – dia 25/03 – das 9h às 10h30

PROBLEM BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA PARA DINÂMICAS DE RECEPÇÃO DE CALOUROS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Nobel Penteado De Freitas

BIOTALKS – PROJETO INTEGRADOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Nobel Penteado de. Freitas

PLACA DE PREPARO COMO RECURSO NO ENSINO DE PRINCÍPIOS BIOMECÂNICOS DOS PREPAROS CAVITÁRIOS EM DENTÍSTICA
Deícola Coelho Filho

PEER INSTRUCTION PARA O APRENDIZADO DA PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Lorena Piza Arndt

PARTICIPAÇÃO DOS GESTORES JUNTO AO CORPO DOCENTE NO TREINAMENTO DA MATRIZ AFYA BASEADO NA METODOLOGIA ATIVA
Alinne Beserra De Lucena

PALESTRA COMO RECURSO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE AGRONOMIA.
Mariana Matos Arantes

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 3 – dia 25/03 – das 9h às 10h30

OS TIKTOKERS DA SAÚDE MENTAL
Raquel Mendes Cordeiro

ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS PARA A AUTONOMIA DISCENTE
Ana Paula Gonçalves

OFICINA DE MAPAS CONCEITUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SEMANA DE ACOLHIMENTO DISCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE GARANHUNS
José Adelson Alves do Nascimento Junior

O USO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DA MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS PRÁTICAS
Éder Magalhães Silva Fialho

O USO DO KAHOOT COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 1º SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Pamera da Silva Santos

O USO DO BISCUIT COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EMBRIOLOGIA
Juliana Santiago da Silva

O USO DE MEMES COMO RECURSO DE ENGAJAMENTO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA NO ENSINO DE BIOESTATÍSTICA
Ana Carolina Vale Campos Lisbôa

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 4 – dia 25/03 – das 9h às 10h30

O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Talita Antunes Guimarães

O USO DE GAMIFICAÇÃO COMO FATOR MOTIVADOR NA DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL DO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Josiane dos Santos Amorim

O USO DE FILIPETAS NO ENSINO DE FARMACOLOGIA
Maria Emilia de Oliveira

O USO DE EXPERIMENTOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA E NEUROLOGIA COMO FORMA DE DINAMIZAR AS AULAS E GERAR INTERESSE DOS DISCENTES
Luiz Eduardo Canton Santos

O USO DE CASOS CLÍNICOS PARA AUXILIAR NO ENSINO APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MEDICINA
Tatiana Viana Fragoso Vieira

O PROCON NAS AULAS DE DIREITO DO CONSUMIDOR: DIÁLOGOS ENTRE TEORIA E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA
João Antonio Rodrigues Dos Santos Moreira

O MÉTODO DA APRENDIZAGEM INVERTIDA MEDIADA POR TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDICO
Neiandro dos Santos Galvão

O EFEITO DA GAMIFICAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Edegar Luiz Del Sent

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 5 – dia 25/03 – das 9h às 10h30

O ALUNO DE ESPECTADOR A PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM: A DANÇA NO ENSINO REMOTO
Angela Camargo Vasconcelos

O ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO – UNIDEP
Glaer Gianne Gewehr

NPJ E ACESSO À JUSTIÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Cláudia Letícia Moura Prates

MÚSICA E SALA DE AULA: EM BUSCA DA BATIDA PERFEITA.
Edemir Braga Dias

MULTIVERSO ENFERMAGEM: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
Frederico Marques Andrade

AULA INAUGURAL SIGNIFICATIVA: PRÁTICA NO CURSO DE ENFERMAGEM
Frederico Marques Andrade

MONITORIAS USANDO ABORDAGENS HÍBRIDAS
Giani Martins Garcia

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 6 – dia 25/03 – das 9h às 10h30

MÓDULO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Cacilda Valario

MODELO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO DOS BLOQUEADORES DOS CANAIS DE NA+: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gustavo Rodrigo Thomazine

METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Catarina Amorim Baccarini Pires

METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO PRÁTICO DE FISIOLOGIA HUMANA
Rodolfo Souza de Faria

METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Lívia Naiara de Andrade

METODOLOGIAS ATIVAS E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR COM O USO DO PADLET: POSSIBILIDADES EM REAR
José Rodrigues de Carvalho

METODOLOGIAS ÁGEIS, TRELLO E “SOFT SKILLS” NA CO-CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Sônia Cristina Fagundes Malta

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 7 – dia 25/03 – das 9h às 10h300

METODOLOGIA DE PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA CONSTRUÇÃO DE UM CORDEL EDUCATIVO SOBRE CÂNCER DE MAMA
Ayane Araújo Rodrigues

METODOLOGIA ATIVA DE DRAMATIZAÇÃO COMO POTENCIALIZADORA DO APRENDIZADO EM DISCIPLINA DO CURSO DE ODONTOLOGIA
Pollyanna de Ulhôa Santos

MÉTODO DE APRENDIZAGEM POR RACIOCÍNIO CLÍNICO – MARC – NO PROCESSO DE ENSINO DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA
Fernanda Guzzo Tonial

MÉTODO DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DOS TESTES PSICOLÓGICOS
Talissa Naira Castanha

MEDIAÇÃO COMPARTILHADA: AUTONOMIA E FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
Cristiane Valéria da Silva

MBTI: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O AUTOCONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO DURANTE O TRABALHO EM EQUIPE COM ESTUDANTES DE MEDICINA
Thayna Peres Costa

MAQUETE SIMULADORA DO NERVO TRIGÊMEO
Fabiana Ferreira Alves

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 8 – dia 25/03 – das 9h às 10h30

KAROUT ARTESANAL NA AULA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Alexandre Frederico Castanheira Oliveira

KANBAN COM PEÇAS DE MONTAR
Carlos Henrique dos Santos

JÚRI SIMULADO: UMA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM POR EXCELÊNCIA
Lílian Cristiane Moreira

JULGAMENTO SIMULADO NO DIREITO COMO PROPOSTA INTEGRADORA DA DISCIPLINA CONSTITUCIONALISMO E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO
Macell Cunha Leitão

JOGO DE TABULEIRO PARA ENSINO DE IMUNIZAÇÃO NO ESTÁGIO DE ENFERMAGEM
Luciana Alves Da Costa

IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO ÚNICO DE ENSINO (MUDE): ESTRUTURA CURRICULAR MODULAR BASEADA EM COMPETÊNCIAS
Carlos Alexandre Duarte Correa

IMERSÃO EM ENGENHARIA DE ESTRADAS: APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO
Claudeny Simone Alves Santana

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


 

25/03/2022 – 10h45 às 12h15

Apresentação de Trabalhos

Temática: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

(Metodologias ativas. Recursos Digitais. Avaliação da aprendizagem. Formação Docente. Níveis de ensino)


SALA 1 – dia 25/03 – das 10h45 às 12h15

IMAGEM E AÇÃO PARA A CONTABILIDADE
Cristiane Canton

GENIALLY – UMA FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Evilane Leão Cordeiro

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Walline Alves Guimarães

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO REMOTO
Juliana Macêdo Magalhães

GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO EM AULA REMOTA
Tatiana Mendes Caldas Castelo Branco

GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ESTUDO DO ESPAÇO URBANO
Mariana Fernandes Teixeira

FISHBOWL NO AMBIENTE VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA PARA A ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RÓTULOS DE ALIMENTOS
Iangla Araújo De Melo Damasceno

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 2 – dia 25/03 – das 10h45 às 12h15

EXPERIMENTO SENSORIAL EM UMA DISCIPLINA HÍBRIDA. RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marconi Raphael de Siqueira Rêgo

EXPERIÊNCIA DE DOCENTES DE MEDICINA COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19
Luciano M. Vitorino

ESTUDO DA ANATOMIA INTERNA DOS ELEMENTOS DENTAIS PERMANENTES ATRAVÉS DE DENTES PROTOTIPADOS
Eduardo Fernandes Marques

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DO DISCENTE SURDO, AUTISTA E DISLEXO NO CURSO DE DIREITO DA FASASETE
Fabricio Veiga Costa

ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O APRENDIZADO EM ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDÍACA
Anne Caroline Dias Neves

ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES COM FOCO NA MORFOFISIOLOGIA MEDULAR E VIAS ASCENDENTES
Ronyere Olegário de Araújo

ESCAPE GAME NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE MEDICINA
Emanuele Gama Dutra Costa

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 3 – dia 25/03 – das 10h45 às 12h15

ENTREVISTAS COM SUJEITOS DA LUTA PELO DIREITO COMO PROJETO INTEGRADOR DE FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL
Cléa Mara Coutinho Bento

ENTRE CORES E MOVIMENTOS: O AUDIOVISUAL COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA E CIENTÍFICA
Nelson Ferreira Marques Júnior

ENSINO REMOTO: PROJETO INTERDISCIPLINAR COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
Izabela Alves Drumond Fernandes

ELABORAÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO SOBRE PRÁTICAS AMBIENTAIS PARA COMUNIDADE RURAL
Daniele Gomes Carvalho

EFEITOS DO USO DE MÉTODOS PARA AUMENTAR A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE E DIMINUIÇÃO DO ESTRESSE DURANTE A PANDEMIA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Carlos Alberto Alves Dias Filho

APLICAÇÃO DA SALA INVERTIDA COMO FERRAMENTA COLABORATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CRÍTICO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
Jadilson Rodrigues Mendes

EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO MÉDICA
Aralinda Nogueira Pinto De Sá

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 4 – dia 25/03 – das 10h45 às 12h15

DIREITO E CINEMA: METODOLOGIA PARA O ENSINO JURIDICO
Erika Tayer Lasmar

REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA ATENÇÃO AO PACIENTE COM SEQUELAS PÓS-COVID-19
Beatriz Zanon Harnisch Radaelli

DESIGN THINKING NA ELABORAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS NAS AULAS DE TECNOLOGIAS DE ALIMENTOS
Jorquiania Ferreira Leite

DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO EM UMA LIGA ACADÊMICA
Gerson Hiroshi Yoshinari Júnior

DESENVOLVIMENTO DE COSMÉTICO COMO RECURSO PARA PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE FARMÁCIA
Patricia Oliveira Vellano

APG: UMA ESTRATÉGIA ATIVA PARA APRENDIZAGEM
Humberto Gabriel Rodrigues

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE PSICOLOGIA: RELATO DO DESENVOLVIMENTO EM SALA DE AULA
Eliane Gamas Fernandes

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 5 – dia 25/03 – das 10h45 às 12h15

CULTO AO CADÁVER: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO EIXO TRANSVERSAL MEDICINA E HUMANIDADES DO UNIFOA
Sônia Cardoso Moreira Garcia

CONSTRUINDO UM EBOOK NA FERRAMENTA CANVA A PARTIR DO FÓRUM ONLINE: COLABORAÇÃO E CRIATIVIDADE EM PROL DO CONHECIMENTO
Camila Coelho Moreira

CONSTRUÇÃO DE UMA “TEIA ENDÓCRINA” COMO ESTRATÉGIA PARA DISCUTIR FISIOLOGIA ENDÓCRINA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Caroline Lacerda Alves de Oliveira

CONSTRUBUSINESS” UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Mariana Cristina Oliveira Do Rosário

ANÁLISE PALPATÓRIA ÀS CEGAS DOS MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
Elzira D’Santiago Chiappetti

CONHECIMENTO BOM É CONHECIMENTO COMPARTILHADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SEMINÁRIO PEDAGÓGICO PARA DOCENTES
Adriana Scherer

CLÍNICA JURÍDICA: O CASO DAS VAQUEJADAS
Leonardo Rossini Da Silva

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 6 – dia 25/03 – das 10h45 às 12h15

CAPACITAÇÃO STOP THE BLEED – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mauricio Sarkis Ribeiro

CANAL DO YOUTUBE “NEM SIM, NEM NÃO” – ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES
Iuri Simões Mota

AULA PRÁTICA NO REAR: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA PARA OS ACADÊMICOS DA DISCIPLINA DE MASSOTERAPIA
Natália Pacheco Lanzoni Yamashita

ATUALIDADES ACADÊMICAS: TÉCNICAS DE LEITURA E ESCRITA
Francisca Martim Cavalcante

ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA “TEAM BASED LEARNING-TBL” NO ENSINO DAS CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS
Fabrício Ibiapina Tapety

ATIVIDADES INOVADORAS DE ENSINO REMOTO NO MÓDULO DE INTEGRAÇÃO, ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE
Suélen Ribeiro Miranda Pontes Duarte

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: UMA NOVA FORMA DE JOGAR BINGO E APRENDER
Vanessa Tumelero

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 7 – dia 25/03 – das 10h45 às 12h15

ATENDIMENTO NA UNIDADE BÁSICA DA ILHA DAS CANÁRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Antonio de Oliveira Santos

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA DO CURSO DE DIREITO DA UNIFIPMOC/AFYA
Leandro Luciano Silva Ravnjak

APRENDIZAGEM INOVADORA E CRIATIVA NO TRABALHO EM PEQUENOS GRUPOS: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO MÉDICO
Jaqueline Melo Soares

APRENDIZAGEM EM PEQUENOS GRUPOS COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fernando José de Morais Silva

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA NUMA DISCIPLINA DO CURSO DE PEDAGOGIA
Cleuza Santos Faustino

APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL: UMA PROPOSTA PARA REPENSAR O ENSINO DO DIREITO
Heidy Cristina Boaventura Siqueira

A UTILIZAÇÃO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO APRENDIZADO DE BIOQUÍMICA PARA ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA
Roberta Sabrine Duarte Gondim

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 8 – dia 25/03 – das 10h45 às 12h15

APLICAÇÃO DE UNIDADES CURRICULARES PRÁTICAS EM MODO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO SOBRE CORES NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Eliene Jomara Tozetto

A TECNOLOGIA E A PRÁTICA NO ENSINO DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Karina Daiany de Castro Gabino

A SITUAÇÃO A MULHER NEGRA NO ENTORNO DA FASASETE
Cláudio Lúcio de Carvalho Diniz

A POTÊNCIA DO DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS: EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDICO
Annabelle de Fátima Modesto Vargas

A PERCEPÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE AS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO
Renata de Freitas Fischer Vieira

A APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E OS HACKATHONS COMO FORMA DE ENGAJAR O ESTUDANTE DE DIREITO NA CONTEMPORANEIDADE: O CASE DO DESAFIO 24H CESUPA LAW
Caio Oliveira Fanha

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


SALA 9 – dia 25/03 – das 10h45 às 12h15

A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) NO CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM 
Diogo Amaral Barbosa

A ESTRATÉGIA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS VIRTUAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM TURMAS ON-LINE
Suzana Curtinhas da Cunha

A ELABORAÇÃO DE PROTÓTIPOS COMO ESTRATÉGIA ATIVA PARA APRENDIZAGEM TEAM BASED LEARNING
Sandra Bergamini Leonardo

A APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA MELHORA A PRECEPÇÃO E A APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS DE SAÚDE
Lorena Dias Monteiro

A APLICABILIDADE DA VIDEOGRAVAÇÃO E DO VIDEOFEEDBACK NO ENSINO-APRENDIZAGEM NO EXAME FÍSICO
Leonam Costa Oliveira

A METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO A DISTÂNCIA
Moisés Luiz Gomes Siqueira

Clique aqui para acessar a sala do Zoom
as apresentações ocorrerão nas salas do Zoom


 

25/03/2022 – 12h30

Encerramento

Declarações de Apresentação de Trabalhos

Q

Trabalhos - 23/03/2022

Q

Trabalhos - 24/03/2022

Q

Trabalhos - 24/03/2022 - 16h

Q

Trabalhos - 25/03/2022 - 09h

Q

Trabalhos - 25/03/2022 - 10h30

Certificados – Vencedores

Q

Vencedores - Trabalho 04

DIGITAL EXCHANGE: INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

Q

Vencedores - Trabalho 08

METODOLOGIA DE PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA CONSTRUÇÃO DE UM CORDEL EDUCATIVO SOBRE CÂNCER DE MAMA

Q

Vencedores - Trabalho 10

O USO DO SHAREPOINT COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO PARA A GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR

Q

Vencedores - Trabalho 12

PROJETO “CARTAS PARA DOM BOSCO”: ENGAJAMENTO POR AMOREVOLEZZA

Q

Vencedores - Trabalho 13

QUÍMICA ORGÂNICA E AS PORÇÕES MÁGICAS

Certificados – Vencedores

Q

Vencedores - Trabalho 15

A EXTENSÃO DA LADA COMO INSTRUMENTO DE EFETIVIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO

Q

Vencedores - Trabalho 16

A UTILIZAÇÃO DE MÚSICAS E LITERATURA, COMO METODOLOGIA ATIVA, NA COMPLEMENTAÇÃO DE CONTEÚDOS DE DISCIPLINAS DO CURSO DE DIREITO

Q

Vencedores - Trabalho 17

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM USO DE RUBRICAS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO

Q

Vencedores - Trabalho 18

AVALIAÇÃO DO INTERNATO RURAL EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE EM CAJUEIRO DA PRAIA-PI: REFLEXÃO PARA GESTÃO

Q

Vencedores - Trabalho 20

EFEITOS DO USO DE MÉTODOS PARA AUMENTAR A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE E DIMINUIÇÃO DO ESTRESSE DURANTE A PANDEMIA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Q

Vencedores - Trabalho 22

MATEMÁTICA NO YOUTUBE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Q

Vencedores - Trabalho 23

PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: 2010-2019

Q

Vencedores - Trabalho 25

PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA ACOLHIMENTO DO IDOSO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA

Q

Vencedores - Trabalho 26

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE MEDICINA DE UMA FACULDADE PARTICULAR EM PALMAS-TO