O Consórcio STHEM Brasil acaba de renovar a parceria com a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF) e a Boeing, firmada em 2022, no âmbito do projeto “PADF nas Escolas”, que tem como objetivo capacitar em metodologias STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) os professores das instituições de ensino superior consorciadas que juntamente com a ajuda de seus alunos replicam os conhecimentos adquiridos para professores e alunos da rede pública de ensino.

“Este ano vamos trabalhar com os alunos do ensino médio e o projeto tem como tema #Partiu Marte, onde os professores aplicarão as metodologias STEM com os alunos em projetos relacionados às dificuldades para se chegar e sobreviver no planeta e, depois, voltar para a Terra”, explica a gerente de projetos do consórcio, Fátima Medeiros.

Este ano foram escolhidas seis IES consorciadas: Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA/RJ), Centro Universitário do Pará (CESUPA/PA), Centro Universitário UNIFACIG (Manhuaçu/MG), Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT/RS), Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES/RS) e Universidade Tirantes (UNIT).

A UNIFOA desenvolverá projeto com a CIEP 291 Dom Martinho Schlude, o CESUPA com duas escolas: EEEFM Vilhena Alves e EEEFM Benjamin Constant; a UNIFACIG com a Escola Estadual Ludovino Alves Filgueiras; A FACCAT ainda está definindo e em processo de escolha da escola; a UNIVATES com o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco e a UNIT com o Colégio Estadual Prof. Paulo Freire.

Em 2023, foram contemplados 17 professores de IES consorciadas, que replicaram os conhecimentos adquiridos na capacitação em metodologias STEM para 68 professores de escolas públicas, desenvolvendo 11 projetos conjuntos, que atingiram 626 alunos do Ensino Médio e Fundamental II.