Deyra Charles Estrada, especialista do Instituto Tecnológico de Monterrey na concepção de cursos de formação e experiências de aprendizagem que incorporam aprendizagem ativa, educação e avaliação por competências e aprendizagem baseada em desafios, apresentou na 2ª parte do segundo dia do IX Programa de Formação do Consórcio STHEM Brasil a palestra: “Flexibilidade de aprendizagem em um ambiente híbrido”.

“Flexibilizar é quando nós, professores, nos apoiamos na tecnologia para criar novas técnicas didáticas para a aprendizagem significativa, centrada em uma formação integral do estudante.  E tem de ser significativa para o estudante aprender, se formar e ser um profissional competente no mundo do trabalho e dos negócios”, disse a educadora.

A especialista chamou a atenção para a educação positiva, que se tornou uma tendência e está alcançando o seu ápice. “Por causa da pandemia fomos forçados a continuar com um ensino flexibilizado e on-line, e tivemos de incorporar emoções positivas, entender a problemática dos alunos e a nós mesmos, como professores, para podermos seguir adiante com boas práticas de ensino”, lembrou.

Segundo Deyra Estrada, entre as boas práticas, “o Tecnológico de Monterrey ofereceu um espaço de confiança para os alunos, e os professores começaram a perguntar a eles como se sentiam. Além disso, os professores começaram a dar maior liberdade para o aluno ser criativo, gerar vídeos no Tik Tok, compor uma canção, escrever um poema, e não pensar só em evidências e atividades já conhecidas”.

Por fim a educadora deu exercícios práticos ensinando os professores participantes da Formação a fazer um checklist com recomendações para entender a aprendizagem de forma efetiva. “Temos que conhecer os nossos estudantes, suas principais características, se são curiosos, se são ativos, se fazem muitas perguntas, se gostam de trabalhar em equipe, ou não. Ou seja, traçar um perfil deles, além de lhes oferecer uma diversidade de recursos de aprendizagem, comunicação efetiva e integração de equipe, para gerar maior interação com colegas de classe e professores”.

Legenda: Mais de 90 professores estiveram na IX Programa de Formação de Professores do STHEM Brasil no Eniac.

O IX Programa de Formação de Professores do STHEM Brasil continuará nessa quinta e sexta-feira (dias 25 e 26), mas pelo sistema on-line, e não mais presencial.