No mês de dezembro/2016, a revista científica International Journal on Active Learning, do Consórcio STHEM Brasil, publicou o artigo A didática nas ‘metodologias de ensino’: Impasses e alternativas para aprendizagem significativa no ensino superior, de autoria de Luís Carlos Ferreira.


O presente texto tem como propósito discutir sobre o papel da Didática nas diferentes ‘metodologias de ensino’ desenvolvidas nas práticas pedagógicas dos professores no ensino superior, revelando alguns dos impasses, enigmas e alternativas recorrentes nessas ações didáticas cotidianas. Nesse sentido, a literatura utilizada versará sobre as questões históricas ligadas a didática e suas dimensões, abordadas num diálogo com Certeau e as ‘artes de cozinhar’, assim como muitos outros teóricos interessados em buscar uma aproximação com o ‘ser professor’, sobretudo, nos cursos de graduação, numa concepção de identidade construída na forma de saberes oriundos do ‘tempo de escola e de academia’ que se materializam, pessoal e profissionalmente, nas metodologias de ensino conservadoras ou inovadoras. O desafio consiste na superação de práticas mecanicistas e de dominação tradicionais, para repensarmos alternativas de aprendizagem, preferencialmente, significativas. Nessa perspectiva, se conseguirmos contribuir para a reflexão docente, teremos alcançado nosso objetivo.


O IJOAL tem classificação B5 no Qualis das áreas de Ensino, Engenharias II e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O periódico está registrado com ISSN 2526-2254 e todos os artigos publicados possuem Digital Object Identifier (DOI).