No quarto dia de capacitação da 1ª Delegação Internacional de Docentes do Consórcio STHEM Brasil, os professores visitaram a CESPU, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, uma instituição privada sem fins lucrativos especializada nas áreas de saúde, que tutela administrativamente os estabelecimentos de ensino superior particular e cooperativo em Portugal.

A CESPU está localizada no Campus Universitário de Gandra, a 24 km da cidade do Porto e integra quatro instituições: o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, a Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa. Constituída em 1982, a cooperativa tem como objetivo a criação de estabelecimentos de ensino superior, universitários e politécnicos, e a promoção da investigação científica e sua extensão universitária.

Durante a visita os professores puderam conferir os feitos históricos da cooperativa:

1997/98 – Uma vez que o interesse e a procura de profissionais técnicos na área da saúde se acentuava, a CESPU criou os alicerces necessários para a criação de duas escolas de Ensino Superior Politécnico, as quais iniciaram atividade em 1998.

1999/2000 – Foi criado o Instituto Politécnico de Saúde do Norte, entidade que passou a tutelar as duas escolas superiores de saúde já existentes.

2000 – A CESPU deu início a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, segundo o referencial ISO 9001:2000,.no sentido de otimizar e normalizar os procedimentos inerentes ao funcionamento da cooperativa e das suas empresas como Grupo.

2004 – A cooperativa criou o Prêmio Internacional de Investigação, no âmbito da promoção das atividades de investigação científica e contribuição para o desenvolvimento das Ciências e Tecnologias da Saúde.

2005 – A CESPU fechou parceria com a UTAD – Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.

2006 – A cooperativa foi em busca da Certificação pelo IQNET, segundo referencial ISO 9001:2000 e também iniciou sua expansão internacional para Angola, por meio da participação na Universidade de Benguela e da parceria com a UMA – Universidade Metodista de Angola.

2010 – A CESPU criou o IPSN – Institutional Evaluation Programme – Programa de Avaliação Institucional, desenvolvido pela EUA a nível internacional, que tem por objetivo apoiar as instituições participantes no desenvolvimento de uma cultura interna de qualidade e de gestão estratégica.

Foi implementado também o Centro Novas Oportunidades (CNO), um espaço que proporciona aos adultos, detentores de habilitações inferiores ao 12º ano de escolaridade, a orientação para o percurso mais adequado às suas necessidades formativas. Nesse mesmo ano ocorreu a expansão da CESPU para a Europa, criando instituições com sede em Barcelona e filial em Milão.

2011 – A cooperativa assinou a Declaração de Cooperação Conjunta para o ensino da Medicina entre a CESPU e a Universidade de Barcelona.

2012 – A CESPU comemorou 30 anos.

2015 – O Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte passa a ser Instituto Universitário de Ciências da Saúde.

2016 – A CESPU iniciou o seu 1º Programa Doutoral em “Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde”.

2019 – A cooperativa e o Grupo Trofa Saúde criam a Associação Ensinar Saúde Norte, para ensino, investigação e desenvolvimento dos profissionais de saúde.

2020 – A CESPU inicia o curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e cria, em parceria com outras duas IES, o IGESP – Implementação e Gestão do Ensino Superior Profissional e a  Faculdade CESPU Europa, no Recife – Brasil.

1ª Delegação Internacional de Docentes.