Nesta quarta-feira (11), no terceiro dia de atividades da 1ª Delegação Internacional de Docentes do Consórcio STHEM Brasil, os educadores foram ao Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), como parte da programação que os integrantes realizam em Portugal.

O CISUC é um dos principais centros de investigação portugueses na área das Ciências Informáticas e Tecnologias de Informação. Criado em 1991, no âmbito do Programa Ciência, atualmente cobre um segmento substancial de tópicos de pesquisa em Ciência da Computação e Engenharia e está organizado em seis grupos de pesquisa.

O Centro visa a formação de jovens investigadores altamente qualificados, a cooperação em projetos e programas nacionais e internacionais e a promoção da divulgação dos resultados por meio de contratos com diversas empresas, além da realização de I&D (Investigação & Desenvolvimento) a um nível pré-competitivo.

O CISUC é composto por cerca de 150 pesquisadores, entre professores universitários em tempo integral e alunos de graduação e pós-graduação e tem  obtido nota máxima (excelente) na avaliação da Fundação Nacional para a Ciência e Tecnologia, além de ser membro fundador do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI), um laboratório de referência em Inteligência Artificial e Ciência de Dados em Portugal.

Os docentes também foram conhecer o Instituto Pedro Mendes (IPN), criado por iniciativa da Universidade de Coimbra no mesmo ano do CISUC. Como é uma instituição privada sem fins lucrativos, o instituto visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o setor produtivo.